Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

Regime Tributário para Clínicas Médicas: Lucro Real x Lucro Presumido – Qual o melhor?

Regime Tributario Para Clinicas Medicas Lucro Real X Lucro Presumido Qual O Melhor Post (1) - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - Regime Tributário para Clínicas Médicas: Lucro Real x Lucro Presumido – Qual o melhor?

Uma dúvida muito comum entre proprietários de negócios na área da saúde que estão em busca de uma redução da carga tributária de suas empresas, e a opção pelo Simples Nacional não é mais uma opção viável, é a seguinte: Qual o melhor regime tributário para clinicas médicas:Lucro Real ou Lucro Presumido? 

Quando você se questiona isso, procura então, uma resposta rápida que diga qual dos dois regimes tributários para clínicas médicas é a melhor opção para o seu empreendimento, porém, essa é uma pergunta que necessita de uma análise mais específica, e nós vamos explicar o porquê.

Continue a leitura do texto e assim, saiba mais se o Lucro Real ou Lucro Presumido é o regime tributário mais adequado para seu negócio especificamente. 

O que é Lucro Real? 

Antes de explicar o que difere Lucro Real x Lucro Presumido, é importante então, que você saiba exatamente do que se trata cada um.  Lucro Real é uma base de cálculo que se apoia assim, no faturamento mensal ou trimestral de uma organização, considerando apenas o seu lucro líquido para o cálculo dos impostos. 

Na modalidade, incidem os seguintes impostos:

  • IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica), com alíquota de 15%;
  • CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido), com alíquota que varia entre 9 a 12%. 

Pessoas jurídicas que se enquadram no regime, precisam recolher então, o PIS (Programa de Integração Social) e o COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) em regime não cumulativo. Desse modo, isso significa que em alguns casos é possível aproveitar o crédito de compras de produtos e serviços para assim, abater o débito.

Assim, algumas empresas, como bancos, sociedades de crédito e corretoras de títulos, e companhias que faturam assim, acima de 78 milhões anuais, são obrigadas então, a optar pelo Lucro Real. Empreendimentos na área da Saúde, como clínicas e consultórios, no entanto, se não faturarem acima de 78 milhões, podem optar pelo lucro presumido. Dessa forma, tudo depende de uma análise minuciosa para entender assim, qual o melhor regime tributário para clínicas médicas.  

Nossos Servicos

O que é Lucro Presumido? 

Quando a empresa opta pelo Lucro Presumido, o cálculo dos tributos é feito com base em um valor presumido do lucro da empresa, o que não necessariamente representa o lucro real dela. O regime é a base de cálculo do IRPJ e da CSLL que, no caso de clínicas médicas, ocasiona uma alíquota de 32% para cada um dos tributos. O Lucro Presumido pode ser adotado por empresas com o lucro anual de até R$78 milhões. 

Lucro Real X Lucro Presumido: e agora, qual o melhor regime tributário para clínicas médicas?

Diante dos tempos de crises financeiras em que temos passado, é importante analisar todos os fatores da sua empresa para tentar reduzir a carga tributária. Diante disso, é muito válido para o médico empreendedor, fazer a reflexão sobre qual é o melhor regime tributário para clinicas médicas.

Caso a empresa esteja operando com prejuízos, o Lucro Real pode ser a melhor opção, já que nesse tipo de regime o cálculo é baseado apenas no valor que a sua empresa verdadeiramente lucrou. Nessa mesma situação, se uma organização pagar um valor fixo — como o proposto pela tributação do Lucro Presumido — pode se tornar uma despesa a mais.

Por outro lado, principalmente se tratando de pequenas e médias empresas, o Lucro Presumido pode gerar menos despesas com impostos e obrigações acessórias do que o Lucro Real.

Para descobrir qual é o melhor regime tributário para clinicas médicas, você deve doutor,  analisar, entre outros itens, o faturamento da empresa. É fato que a decisão vai impactar profundamente a vida financeira do negócio e precisa ser feita com muito cuidado, sempre com a ajuda de um profissional especializado.

E então, já se decidiu entre Lucro Real x Lucro Presumido como o melhor regime tributário para clínicas médicas? 

Por mais que agora você já entenda melhor a diferença entre os dois regimes, palpites não são a melhor estratégia quando se trata de finanças. Portanto, é sempre importante fazer uma análise tributária com um contador, de preferência um profissional especializado em contabilidade para médicos, para descobrir qual é o melhor regime tributário para a sua empresa.

Se você precisa de ajuda para escolher entre Lucro Real x Lucro Presumido, entre em contato conosco. Com certeza, podemos te ajudar a escolher o melhor regime tributário para sua clínica médica!

Venha se consultar conosco Doutor e vamos realizar um diagnóstico preciso sobre a saúde financeira do seu negócio.

Nossos especialistas estão esperando por você!

Tributação para Dentistas

Compartilhe nas redes!

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Recomendado só para você!
Como qualquer outra área de saúde, ter uma clínica de…