Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

Regime Tributário para Clínicas Médicas: Lucro Real x Lucro Presumido – Qual o melhor?

Regime Tributario Para Clinicas Medicas Lucro Real X Lucro Presumido Qual O Melhor Post (1) - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - Regime Tributário para Clínicas Médicas: Lucro Real x Lucro Presumido – Qual o melhor?

Uma dúvida muito comum entre proprietários de negócios na área da saúde que estão em busca de uma redução da carga tributária de suas empresas, e a opção pelo Simples Nacional não é mais uma opção viável, é a seguinte: Qual o melhor regime tributário para clinicas médicas:Lucro Real ou Lucro Presumido? 

Quando você se questiona isso, procura então, uma resposta rápida que diga qual dos dois regimes tributários para clínicas médicas é a melhor opção para o seu empreendimento, porém, essa é uma pergunta que necessita de uma análise mais específica, e nós vamos explicar o porquê.

Continue a leitura do texto e assim, saiba mais se o Lucro Real ou Lucro Presumido é o regime tributário mais adequado para seu negócio especificamente. 

O que é Lucro Real? 

Antes de explicar o que difere Lucro Real x Lucro Presumido, é importante então, que você saiba exatamente do que se trata cada um.  Lucro Real é uma base de cálculo que se apoia assim, no faturamento mensal ou trimestral de uma organização, considerando apenas o seu lucro líquido para o cálculo dos impostos. 

Na modalidade, incidem os seguintes impostos:

  • IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica), com alíquota de 15%;
  • CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido), com alíquota que varia entre 9 a 12%. 

Pessoas jurídicas que se enquadram no regime, precisam recolher então, o PIS (Programa de Integração Social) e o COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) em regime não cumulativo. Desse modo, isso significa que em alguns casos é possível aproveitar o crédito de compras de produtos e serviços para assim, abater o débito.

Assim, algumas empresas, como bancos, sociedades de crédito e corretoras de títulos, e companhias que faturam assim, acima de 78 milhões anuais, são obrigadas então, a optar pelo Lucro Real. Empreendimentos na área da Saúde, como clínicas e consultórios, no entanto, se não faturarem acima de 78 milhões, podem optar pelo lucro presumido. Dessa forma, tudo depende de uma análise minuciosa para entender assim, qual o melhor regime tributário para clínicas médicas.  

Nossos Servicos

O que é Lucro Presumido? 

Quando a empresa opta pelo Lucro Presumido, o cálculo dos tributos é feito com base em um valor presumido do lucro da empresa, o que não necessariamente representa o lucro real dela. O regime é a base de cálculo do IRPJ e da CSLL que, no caso de clínicas médicas, ocasiona uma alíquota de 32% para cada um dos tributos. O Lucro Presumido pode ser adotado por empresas com o lucro anual de até R$78 milhões. 

Lucro Real X Lucro Presumido: e agora, qual o melhor regime tributário para clínicas médicas?

Diante dos tempos de crises financeiras em que temos passado, é importante analisar todos os fatores da sua empresa para tentar reduzir a carga tributária. Diante disso, é muito válido para o médico empreendedor, fazer a reflexão sobre qual é o melhor regime tributário para clinicas médicas.

Caso a empresa esteja operando com prejuízos, o Lucro Real pode ser a melhor opção, já que nesse tipo de regime o cálculo é baseado apenas no valor que a sua empresa verdadeiramente lucrou. Nessa mesma situação, se uma organização pagar um valor fixo — como o proposto pela tributação do Lucro Presumido — pode se tornar uma despesa a mais.

Por outro lado, principalmente se tratando de pequenas e médias empresas, o Lucro Presumido pode gerar menos despesas com impostos e obrigações acessórias do que o Lucro Real.

Para descobrir qual é o melhor regime tributário para clinicas médicas, você deve doutor,  analisar, entre outros itens, o faturamento da empresa. É fato que a decisão vai impactar profundamente a vida financeira do negócio e precisa ser feita com muito cuidado, sempre com a ajuda de um profissional especializado.

E então, já se decidiu entre Lucro Real x Lucro Presumido como o melhor regime tributário para clínicas médicas? 

Por mais que agora você já entenda melhor a diferença entre os dois regimes, palpites não são a melhor estratégia quando se trata de finanças. Portanto, é sempre importante fazer uma análise tributária com um contador, de preferência um profissional especializado em contabilidade para médicos, para descobrir qual é o melhor regime tributário para a sua empresa.

Se você precisa de ajuda para escolher entre Lucro Real x Lucro Presumido, entre em contato conosco. Com certeza, podemos te ajudar a escolher o melhor regime tributário para sua clínica médica!

Venha se consultar conosco Doutor e vamos realizar um diagnóstico preciso sobre a saúde financeira do seu negócio.

Nossos especialistas estão esperando por você!

Tributação para Dentistas

Compartilhe nas redes!

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Recomendado só para você!
Como qualquer outra área de saúde, ter uma clínica de…
Open chat