Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

Contabilidade para médicos e profissionais da saúde — Da escrituração fiscal à tomada de decisão!

Contabilidade Para Médicos E Profissionais Da Saúde Da Escrituração Fiscal à Tomada De Decisão - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - Contabilidade para médicos e profissionais da saúde — Da escrituração fiscal à tomada de decisão!

Na maioria das vezes, quem trabalha na área da saúde tem uma rotina muito intensa, mas isso não pode ser usado como desculpa para descuidar das questões financeiras do negócio. Afinal, tais essas questões são fundamentais para manter a empresa funcionando, crescendo de forma saudável e pagando corretamente os tributos.

Neste artigo vamos mostrar algumas das funções e a relevância da contabilidade para médicos e profissionais da saúde. Tem interesse sobre o assunto? Continue acompanhando! 

Entenda o que é escrituração fiscal na contabilidade para médicos e profissionais de saúde 

Um dos deveres de quem abre uma empresa no Brasil é informar aos órgãos competentes sobre as receitas, custos e investimentos realizados pelo negócio. Nesse sentido, a escrituração fiscal consiste no lançamento das notas fiscais da empresa. O registro é um das obrigações que as empresas possuem com os órgãos fiscais.

Para realizar a escrituração fiscal, é fundamental ter esses documentos fiscais bem organizados, sejam eles de entrada ou de saída. Os dados são úteis para verificar o faturamento da empresa, realizar o pagamento de impostos, emitir declarações e obrigações acessórias. O contador é o profissional responsável por organizar essas informações nos livros fiscais e emitir os dados ao governo. 

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados

Veja como a contabilidade para médicos e profissionais da saúde influencia a tomada de decisão 

A contabilidade para médicos e profissionais da saúde influencia diretamente a tomada de decisão. Ao organizar as finanças da empresa é possível antecipar situações de perigo ou definir oportunidades de crescimento. Confira, a seguir, algumas práticas contábeis que impactam a tomada de decisão empresarial. 

Previsão dos lucros

Não ter um controle sobre o gerenciamento financeiro da empresa é uma das maiores causas de fechamento empresarial que existem. Afinal, não adianta apenas fazer um bom serviço e ganhar dinheiro com isso, é preciso administrar bem essas quantias, agir de forma estratégica. 

A previsibilidade dos lucros é uma das análises realizadas pelo contador ao observar os dados contábeis da empresa. Isso garante que, caso o resultado for positivo, o profissional poderá definir novos investimentos para a empresa. Caso a previsão seja negativa, também podem ser criadas soluções para reduzir as chances de prejuízos. 

Planejamento de despesas

As despesas fazem parte da rotina, sendo importantes para o funcionamento da empresa. No entanto, elas também precisam ser administradas para não comprometerem o faturamento do negócio.

O contador realiza um planejamento de despesas dentro de um período determinado — incluindo no cálculo de despesas que não são esperadas. Dessa forma, reduzem as hipóteses de que despesas inesperadas causem graves problemas financeiros na empresa ou a necessidade de pegar empréstimos.

Reserva financeira

Mesmo com todo o cuidado, imprevistos podem acontecer. Seja a quebra de algum equipamento, a inadimplência de um cliente ou a necessidade de trocar os móveis de alguma sala. Quando isso acontece, é muito importante que exista uma reserva financeira para poder arcar com os custos sem comprometer outros pagamentos, e sem precisar solicitar empréstimos com altos juros.

A contabilidade para médicos e profissionais da saúde atua no corte de gastos desnecessários e a redução de desperdícios (com pagamentos de impostos indevidos, por exemplo). Tudo isso favorece a criação dessa reserva financeira. 

Muitas pessoas acreditam que contabilidade só serve para apuração de impostos, mas essa não é a verdade, ela também realiza diversas outras funções. Como vimos no decorrer do texto, a contabilidade para médicos e profissionais da saúde é extremamente relevante para que a atuação dessas empresas seja correta e lucrativa. Tudo fica muito mais seguro e simples com o auxílio de profissionais especializados. 

Portanto, lembre-se de escolher uma organização especializada em contabilidade para médicos e profissionais da saúde. Entre em contato conosco

Compartilhe nas redes!

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Recomendado só para você!
Uma dúvida muito comum entre proprietários de negócios na área…