Contabilidade para Clínicas Médicas
Regime Tributário para Clínicas Médicas: Lucro Real x Lucro Presumido – Qual o melhor?
Uma dúvida muito comum entre proprietários de negócios na área da saúde que estão em busca de uma redução da carga tributária de suas empresas, e a opção pelo Simples Nacional não é mais uma opção viável, é a seguinte: Qual o melhor regime tributário para clinicas médicas:Lucro Real ou Lucro Presumido?
Quando você se questiona isso, procura então, uma resposta rápida que diga qual dos dois regimes tributários para clínicas médicas é a melhor opção para o seu empreendimento, porém, essa é uma pergunta que necessita de uma análise mais específica, e nós vamos explicar o porquê.
Continue a leitura do texto e assim, saiba mais se o Lucro Real ou Lucro Presumido é o regime tributário mais adequado para seu negócio especificamente.
O que é Lucro Real?
Antes de explicar o que difere Lucro Real x Lucro Presumido, é importante então, que você saiba exatamente do que se trata cada um. Lucro Real é uma base de cálculo que se apoia assim, no faturamento mensal ou trimestral de uma organização, considerando apenas o seu lucro líquido para o cálculo dos impostos.
Na modalidade, incidem os seguintes impostos:
- IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica), com alíquota de 15%;
- CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido), com alíquota que varia entre 9 a 12%.
Pessoas jurídicas que se enquadram no regime, precisam recolher então, o PIS (Programa de Integração Social) e o COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) em regime não cumulativo. Desse modo, isso significa que em alguns casos é possível aproveitar o crédito de compras de produtos e serviços para assim, abater o débito.
Assim, algumas empresas, como bancos, sociedades de crédito e corretoras de títulos, e companhias que faturam assim, acima de 78 milhões anuais, são obrigadas então, a optar pelo Lucro Real. Empreendimentos na área da Saúde, como clínicas e consultórios, no entanto, se não faturarem acima de 78 milhões, podem optar pelo lucro presumido. Dessa forma, tudo depende de uma análise minuciosa para entender assim, qual o melhor regime tributário para clínicas médicas.
O que é Lucro Presumido?
Quando a empresa opta pelo Lucro Presumido, o cálculo dos tributos é feito com base em um valor presumido do lucro da empresa, o que não necessariamente representa o lucro real dela. O regime é a base de cálculo do IRPJ e da CSLL que, no caso de clínicas médicas, ocasiona uma alíquota de 32% para cada um dos tributos. O Lucro Presumido pode ser adotado por empresas com o lucro anual de até R$78 milhões.
Lucro Real X Lucro Presumido: e agora, qual o melhor regime tributário para clínicas médicas?
Diante dos tempos de crises financeiras em que temos passado, é importante analisar todos os fatores da sua empresa para tentar reduzir a carga tributária. Diante disso, é muito válido para o médico empreendedor, fazer a reflexão sobre qual é o melhor regime tributário para clinicas médicas.
Caso a empresa esteja operando com prejuízos, o Lucro Real pode ser a melhor opção, já que nesse tipo de regime o cálculo é baseado apenas no valor que a sua empresa verdadeiramente lucrou. Nessa mesma situação, se uma organização pagar um valor fixo — como o proposto pela tributação do Lucro Presumido — pode se tornar uma despesa a mais.
Por outro lado, principalmente se tratando de pequenas e médias empresas, o Lucro Presumido pode gerar menos despesas com impostos e obrigações acessórias do que o Lucro Real.
Para descobrir qual é o melhor regime tributário para clinicas médicas, você deve doutor, analisar, entre outros itens, o faturamento da empresa. É fato que a decisão vai impactar profundamente a vida financeira do negócio e precisa ser feita com muito cuidado, sempre com a ajuda de um profissional especializado.
E então, já se decidiu entre Lucro Real x Lucro Presumido como o melhor regime tributário para clínicas médicas?
Por mais que agora você já entenda melhor a diferença entre os dois regimes, palpites não são a melhor estratégia quando se trata de finanças. Portanto, é sempre importante fazer uma análise tributária com um contador, de preferência um profissional especializado em contabilidade para médicos, para descobrir qual é o melhor regime tributário para a sua empresa.
Se você precisa de ajuda para escolher entre Lucro Real x Lucro Presumido, entre em contato conosco. Com certeza, podemos te ajudar a escolher o melhor regime tributário para sua clínica médica!
Venha se consultar conosco Doutor e vamos realizar um diagnóstico preciso sobre a saúde financeira do seu negócio.
Nossos especialistas estão esperando por você!