Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

Contabilidade para consultórios odontológicos – entenda como um escritório especializado vai te ajudar!

Contabilidade Para Consultorios Odontologicos Como Pode Me Ajudar - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - Contabilidade para consultórios odontológicos – entenda como um escritório especializado vai te ajudar!

Abrir e ter sucesso investindo em um consultório odontológico é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, são anos de faculdade, incontáveis horas estudando os mais diversos tipos de assuntos, muita dedicação e amor pela profissão… isso deixa o sonho de empreender ainda mais forte e próximo de quem se esforçou tanto para conseguir alcançar seus objetivos. 

Contudo, para que seja possível alcançar o sucesso e efetivar a realização dos seus sonhos é necessário muito mais do que apenas amor e dedicação! Você precisa do apoio de uma equipe profissional que não apenas entenda o seu mercado, mas o viva há muitos anos, assim será muito mais simples manter o seu consultório odontológico crescendo constantemente, com muita saúde financeira e gerencial. 

Mas a grande pergunta que resta nesses momentos é:

“Como é possível manter a saúde do minha clínica odontológica antes mesmo de eu tê-la aberto?” 

Se você quer realmente descobrir como isso é possível, fique tranquilo(a), nós vamos te mostrar muito mais! Com este artigo você vai entender todas as formas como um escritório de contabilidade para dentistas e consultórios odontológicos pode te ajudar da maneira certa, levando até você a realização dos seus maiores sonhos – e, acredite, se você pensa que empreender tem a ver apenas com dinheiro e o retorno que isso pode trazer, você está muito enganado(a)! 

Como um escritório de contabilidade para consultórios odontológicos pode te ajudar? 🤔 

Você, independente de já ter um outro negócio, ou não, sabe muito bem que manter uma empresa nos trilhos é uma tarefa muito árdua e que fazer isso sozinho pode, além de ser uma prova muito complicada, ser, também, o caminho para o fracasso. Afinal, infelizmente, ninguém é especialista em tudo – mesmo que tenha vontade. 

Sendo assim, vale frisar que quando tentamos “abraçar o mundo inteiro com apenas dois braços”, fica muito complicado manter a qualidade das nossas tarefas, e isso se deve a um fator muito importante quando pensamos em construir objetivos, traçar caminhos para alcançá-los ou mesmo botar à prova nossos conhecimentos… sim, é do tempo que estamos falando, afinal de contas, uma empresa apresenta inúmeras necessidades e obrigações que precisam ser cumpridas para manter a efetiva atuação, assim como a qualidade dos serviços. 

Agora nos responda: 

Você teria tempo hábil o suficiente para agendar a consulta dos seus pacientes, fazer o acompanhamento da agenda, atender, cobrar pelo serviço, se atentar às necessidades fiscais, tributárias e financeiras do seu negócio, cuidar das guias de impostos, planejar estratégias e planos de ação, fazer o planejamento tributário e financeiro, se alimentar e dormir?

São muitas coisas, não é mesmo? Mas pode ficar bem despreocupado(a), nós não citamos nem mesmo a metade das necessidades de um consultório, e você sabe muito bem disso! 

Então – exceto pelos dois últimos itens da lista – como você pode fazer para resolver essa enorme quantidade de questões? Contratando especialistas! Dessa forma, além de ter todos os serviços no tempo certo, ainda terá a segurança e assertividade que somente uma equipe de especialistas que conhecem e vivem o seu mercado poderiam agregar! 

Visto isso, agora que você já entendeu – ao menos um pouco – da importância de contar com uma equipe de especialistas, vamos te explicar ponto a ponto como uma contabilidade para dentistas pode te ajudar – vamos focar nos que mais trazem resultados, é claro… as demais funções você já deve ter ouvido falar! 

Plano de negócios para consultórios odontológicos

Antes de abrir uma empresa, é preciso pensar muito bem em todas as questões que envolvem muito mais do que apenas o processo de abertura, como, por exemplo: 

  • a forma como o empreendimento vai ser gerido;
  • as estratégias de atuação;
  • um bom plano de marketing;
  • estudo de possibilidades;
  • estudo sobre o mercado e a concorrência;
  • identificação do melhor regime tributário; 
  • estudo de viabilidade do empreendimento;
  • ponto de atuação;
  • capital inicial; e muitos outros pontos.

Porém, para que isso seja possível, preciso saber desenvolver o documento da maneira correta, dessa forma será possível ter todas as informações em mãos no momento em que você precisar e, acredite, isso é extremamente importante em qualquer fase da sua atuação, visto que, caso o empreendimento esteja funcionando com problemas ou você perceba que as estratégias definidas não estão funcionando, será preciso consultar o plano de negócios. 

Abertura de consultórios odontológicos

Como já havíamos citado antes, para que seu negócio seja bem sucedido, é preciso começar com o pé direito, certo? 

Então, com certeza, esse início se refere ao processo de abertura do seu consultório odontológico. Afinal, um processo claro e simplificado deixará você bem distante de problemas futuros, assim como da burocracia e demais fatores que, além de onerar muito do seu tempo, vão tomar de você valores que, na realidade, não precisariam ser desembolsados!

Dessa forma, uma contabilidade especializada no seu setor de atuação será capaz de indicar os melhores caminhos a serem tomados, visto que terá total consciência de toda a documentação necessária para abrir a sua empresa e formalizar a sua atuação com todos os laudos e alvarás. 

Além disso, ainda será possível ter diversos dados sobre questões societárias, tributárias e fiscais que podem – e vão – modificar a sua forma de atuação, trilhando um caminho mais claro e com foco no seu sucesso! 

Planejamento tributário para consultórios odontológicos    

Após o processo de abertura do empreendimento, já é hora de começar a economizar e fugir dos problemas! Ou seja, é hora de fazer um planejamento tributário! 

Dentre as principais funções dessa ferramenta, podemos destacar o fato de que, seu objetivo principal é diminuir os gastos com impostos desnecessários e que não incidem ao seu setor de atuação. Porém, há ainda uma outra função intrínseca à essa prática: manter seu consultório odontológico longe de problemas, multas e sanções fiscais e governamentais causadas pela falta de pagamento de impostos que são devidos tanto pela prestação de serviços como pela atuação como dentista. 

Porém, é preciso frisar que essa modificação somente poderá ser feita uma vez ao ano e, para que seja assertiva e legal, deverá seguir uma série de requisitos impostos pelo governo federal. 

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados

Visto isso, é necessário deixar claro que, no Brasil, existem três regimes de tributação, cada um com suas particularidades, funções e cargas tributárias distintas: 

  • Simples Nacional
  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido. 

Dessa forma, para que seja possível poupar sua empresa e seu dinheiro, vale contar com o apoio de um escritório de contabilidade para clínicas odontológicas que faça muito mais do que apenas emitir guias de impostos. É preciso uma equipe consultiva que consiga te apoiar em todas as questões que incidem a sua atuação.

Gestão de fluxo de Caixa 

Ganhar muito dinheiro é sensacional, não é mesmo? Mas de que adianta ganhar rios de dinheiro se você não mantém uma gestão clara para, conseguir fazer com que esses valores se multipliquem cada vez mais e seja possível investir em melhorias para o seu consultório de odontologia?

Sendo assim, dentre as principais funções de uma contabilidade para dentistas, podemos destacar a gestão de fluxo de caixa

Manter as informações sobre entradas e saídas financeiras atualizadas permite que você, dentista empreendedor, tenha dados claros sobre as previsões de entradas e saídas, consiga manter uma plano de ação para cada período, tenha dinheiro em reserva e – principalmente – veja um diagnóstico completo de todas as questões financeiras do seu consultório, identificando, assim, as necessidades de economia e as possibilidades de investimento. 

Muito legal, não é mesmo? 

Então, antes de fazer o controle do seu empreendimento através de planilhas ou anotações, pense na possibilidade de ter o apoio de um contador! Afinal, as chances de sucesso e efetivação dos seus desejos estarão muito mais próximas do que você imagina! 

Gestão de departamento pessoal   

Fazer a retenção de talentos tem sido uma dificuldade no seu consultório? Então pode parar de se preocupar! 

Com a gestão de departamento pessoal, você conseguirá alinhar todas as questões que envolvem a contratação dos seu profissionais, direitos trabalhistas, os seus direitos – é claro! – e ainda manter próximos à você aqueles colaboradores que sempre te trouxeram muito orgulho e fizeram a diferença nos processos, sempre mostrando sua importância para a empresa e lutando lado a lado com você pelo sucesso dos seus sonhos!

Sendo assim, para que você tenha mais tempo para cuidar da saúde bucal dos seus pacientes, gerenciar seu sucesso e curtir a vida como sempre quis, um escritório de contabilidade especializado na sua área de atuação vai levar até você a comodidade de cuidar dos processos de contratação, folhas de pagamento, rescisões e diversos outros aspectos. 

IR – Imposto de Renda de Pessoa Jurídica

Entre as diversas obrigações impostas pelo governo, uma das que mais atrai “dores de cabeça” aos empreendedores é a declaração do imposto de renda de pessoa jurídica para dentistas. Isso acontece porque é preciso se atentar a diversas questões, como os valores tributáveis e, também, efetuar um estudo minucioso para identificar se a empresa em questão não está em situação de malha fina. 

Para que isso seja possível, o contador fará o levantamento de todos os valores arrecadados durante o ano-calendário, dessa forma será mais simples identificar quais valores são tributáveis e diminuir a o valor de pagamento ou a isenção total. 

Contudo, a declaração para pessoa jurídica é um pouco mais complicada do que a deverá ser feita para pessoa física, e isso se deve a volatilidade da alíquota no imposto de renda de pessoa jurídica, assim como a alíquota progressiva de acordo com o aumento da renda.

Sendo assim, para que sua empresa não tenha problemas fiscais, é necessário ter o apoio de um contador capaz de identificar cada uma das necessidades e alinhar o seu consultório à elas. 

E então, conseguiu entender um pouco mais sobre como uma contabilidade para consultórios odontológicos pode te ajudar?

Esperamos que este artigo tenha sido útil para tirar as suas dúvidas e fazer com que você compreenda que uma boa contabilidade representa o entendimento da situação pela qual a sua empresa passa, para, assim, poder definir as melhores formas de atuação.

O mercado odontológico vem trazendo diversas novidades, e isso acontece nos mais diversos aspectos, como a tecnologia, por exemplo. Sendo assim, com o apoio de profissionais com muito know-how, será mais simples conseguir economizar muito dinheiro e alinhar a sua clínica às últimas novidades tecnológicas. Isso permitirá que você consiga gerar uma melhor experiência para seus pacientes, facilitando a sua fidelização e, consequentemente, o aumento de pacientes. Afinal, o “boca a boca” funciona, não é mesmo?!

Esperamos que tenha se dado conta da quantidade de possibilidades e vantagens que experts em contabilidade para dentistas podem trazer a sua clínica! 

Sendo assim, para que você consiga ter cada uma das vantagens que citamos aqui, entre em contato com a gente! Nós, da Fiscon & Prosper, somos especialistas no seu ramo de atuação e vivemos há anos o mercado odontológico, o que facilita o entendimento das suas obrigações, a identificação das necessidades e nos permite mostrar a você os melhores caminhos para alcançar o sucesso sem se deparar com problemas, tais quais a incidência de multas. 

E então, o que está esperando? 

Estique os braços e agarre o seu sucesso! Basta entrar em contato com a gente e falar com um de nossos especialistas. 

Será um enorme prazer poder te ajudar!     

Compartilhe nas redes!

Summary
Contabilidade para consultórios odontológicos - Como pode me ajudar?
Article Name
Contabilidade para consultórios odontológicos - Como pode me ajudar?
Description
Abrir e ter sucesso investindo em um consultório odontológico é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, são anos de faculdade, incontáveis horas estudando os mais diversos tipos de assuntos, muita dedicação e amor pela profissão… isso deixa o sonho de empreender ainda mais forte e próximo de quem se esforçou tanto para conseguir alcançar seus objetivos. 
Author
Publisher Name
Fiscon & Prosper
Publisher Logo

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Recomendado só para você!
Se você decidiu abrir uma clínica de fonoaudiologia, deve definir…
Open chat