Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

    Fonoaudiólogo pode ser empresário individual?

    Fonoaudiologo Pode Ser Empresario Individual - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - Fonoaudiólogo pode ser empresário individual?

    Quem trabalha com fonoaudiologia e decide abrir o próprio negócio precisa tomar uma série de decisões, entre elas qual será a natureza jurídica da empresa. Quem não tem sócios, logo pensa em ser EI, mas será que fonoaudiólogo pode ser Empresário Individual?

    Neste artigo, vamos responder essa pergunta, além de trazer outras informações relevantes sobre essa opção. 

    Boa leitura!

    Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados

    Entenda o que significa ser Empresário Individual (EI)

    Como o próprio nome indica, o Empresário Individual é um profissional que trabalha por conta própria, não possui sócios. A empresa pode ser aberta com qualquer capital e as responsabilidades não são limitadas. Isso significa que, em caso de problemas financeiros, o patrimônio pessoal pode ser responsabilizado pelas dívidas do negócio. 

    Outra característica relevante é que o EI pode ter faturamento anual de até 360 mil reais, quando seria considerado uma microempresa, ou de até 4,8 milhões de reais, quando passaria a ser EPP (Empresa de Pequeno Porte).

    Veja quais são as diferenças entre EI, MEI e EIRELI 

    É comum que se confunda EI, com MEI (Microempreendedor Individual) ou EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), mas as alternativas possuem características distintas. Entre outras diferenças, quem é Microempreendedor Individual não pode faturar mais que 81 mil reais por ano, o que não é a realidade do EI, como vimos no tópico anterior. 

    Medicos Em Sao Paulo - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - Contabilidade para Médicos e Dentistas em São Paulo

    A principal diferença entre EI e EIRELI é que Empresário Individual não tem responsabilidade limitada, ao contrário do segundo. Sendo assim, que abre uma EIRELI tem a vantagem de ter os seus bens pessoais protegidos. Outra característica que difere as duas opções é que o EI não precisa ter um capital inicial específico, enquanto no momento da abertura de uma EIRELI o empreendedor precisa ter um capital de 100 vezes o valor do salário mínimo vigente.  

    Saiba se fonoaudiólogo pode ser Empresário Individual

    Agora, a dúvida inicial: afinal, será que fonoaudiólogo pode ser Empresário Individual? A resposta é sim. Uma pessoa formada em fonoaudiologia pode decidir atuar como EI e abrir o próprio negócio. Como vimos, essa não é a única opção para quem deseja abrir uma empresa individualmente, ou seja, sem sócios. 

    Todas as alternativas possuem vantagens e desvantagens. Não existe a mais indicada para todos os fonoaudiólogos, é preciso analisar as características do seu negócio para definir qual é a opção mais adequada. 

    Como é uma decisão importante que vai impactar nas rotinas e finanças da empresa, é altamente indicado buscar ajuda de um contador para realizar a análise. O profissional também será útil para organizar a documentação e procedimentos para a abertura da empresa, além de auxiliar na definição do regime tributário menos oneroso. 

    Como vimos, fonoaudiólogo pode ser Empresário Individual e essa pode ser uma alternativa interessante para os profissionais da área que querem ter o próprio negócio, mas não tem sócios. Além do EI, existem, também, outras alternativas de natureza jurídica que devem ser analisadas em conjunto com um contador de confiança.

    Precisa de ajuda para abrir a sua empresa? Entre em contato conosco!

    Será um grande prazer poder ajudar! 

    Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Fiscon & Prosper Associados.

    Contamos com uma vasta experiência no mercado, sempre prezando pela excelência na prestação de seus serviços e conquistando a satisfação e a confiança dos clientes.

    Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

    0 0 votes
    Article Rating
    Summary
    Fonoaudiólogo pode ser empresário individual?
    Article Name
    Fonoaudiólogo pode ser empresário individual?
    Description
    Quem trabalha com fonoaudiologia e decide abrir o próprio negócio precisa tomar uma série de decisões, entre elas qual será a natureza jurídica da empresa. Quem não tem sócios, logo pensa em ser EI, mas será que fonoaudiólogo pode ser Empresário Individual? Neste artigo, vamos responder essa pergunta, além de trazer outras informações relevantes sobre essa opção. 
    Author
    Publisher Name
    Fiscon & Prosper
    Publisher Logo

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você!
      Abrir e ter sucesso investindo em um consultório odontológico é…