Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

Como abrir um CNPJ para clínica de fonoaudiologia?

Como Abrir U Cnpj Para Clinica De Fonoaudiologia - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - Como abrir um CNPJ para clínica de fonoaudiologia?

Se você decidiu abrir uma clínica de fonoaudiologia, deve definir se irá trabalhar como pessoa física ou jurídica. Uma boa contabilidade pode te ajudar simulando os dois cenários e indicando qual a melhor opção para o seu negócio. 

Se optar por constituir uma pessoa jurídica, é necessário abrir um CNPJ. Só a partir dessa abertura a empresa existe para o governo e demais entidades. Entenda com esse texto o que é CNPJ, qual a sua importância e como abrir um CNPJ para sua clínica de fonoaudiologia. 

Boa leitura!

O que é CNPJ e para que serve?

CNPJ é a sigla para Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Assim como as pessoas físicas têm o CPF, as empresas têm o CNPJ. É um número de registro e identificação, composto por 14 dígitos e fornecido pela Receita Federal do Brasil. 

Através desse número, é possível consultar os dados cadastrais da empresa, como: 

  • razão social; 
  • atividade;
  • endereço;
  • data de abertura;
  • período de atividade;
  • o porte da empresa (microempresa, empresa de pequeno porte ou demais); e 
  • quadro societário. 

O CNPJ é necessário para emissão de notas fiscais, contratação de funcionários, abertura de conta corrente, solicitação de empréstimos e contratos em geral. Além disso, uma empresa regularmente constituída transmite maior credibilidade a possíveis clientes e fornecedores. 

Agora, veja como abrir um CNPJ para clínica de fonoaudiologia.

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados

Como abrir um CNPJ para clínica de fonoaudiologia

Para abrir um CNPJ para clínica de fonoaudiologia é necessário, primeiramente, verificar junto a Prefeitura do seu município se é permitido o funcionamento da clínica no local desejado e se já existe alguma empresa registrada com o nome escolhido. É a chamada consulta prévia. 

Após o deferimento dessa consulta, deve-se elaborar o contrato social e registrá-lo junto ao Cartório de Registro ou Junta Comercial do seu estado. Nele são definidos o nome, endereço, atividades, capital social e quadro societário, dentre outros.

Logo após a realização desse processo, deve ser feito o Cadastro Sincronizado Nacional, através do Portal Redesim, disponibilizado pelo Governo Federal. Nele devem ser preenchidas as mesmas informações definidas em contrato, que são recebidas e processadas pelos entes das esferas federais, estaduais e municipais que participam do projeto. 

Assim, em várias cidades do país, após o deferimento do Cadastro Sincronizado, já serão gerados automaticamente o CNPJ e a Inscrição Municipal da sua clínica. 

Outras licenças necessárias para clínicas de fonoaudiologia

Após abrir CNPJ para clínica de fonoaudiologia, deve-se solicitar também o Alvará de Localização e Funcionamento e o Alvará de Autorização Sanitária. Para isso, é necessário que a localização e a estrutura do estabelecimento estejam de acordo com as normas da Prefeitura e da Vigilância Sanitária. 

Para o exercício da atividade, além do seu registro profissional, a clínica também deve ser registrada no Conselho Regional de Fonoaudiologia da sua região e manter o seu cadastro regular perante a ele. 

Como vimos, abrir um CNPJ para clínica de fonoaudiologia é um processo feito em várias etapas e, por isso, recomenda-se que seja feita com a ajuda de um contador. Contar com essa assistência garante que o processo ocorra de forma mais tranquila e rápida, sobrando mais tempo para que você possa se dedicar a estruturação da clínica. 

Precisa de ajuda para abrir CNPJ para clínica de fonoaudiologia? Entre em contato com a gente!

Vai ser um grande prazer poder ajudar! 

Compartilhe nas redes!

Summary
Como abrir um CNPJ para clínica de fonoaudiologia?
Article Name
Como abrir um CNPJ para clínica de fonoaudiologia?
Description
Se você decidiu abrir uma clínica de fonoaudiologia, deve definir se irá trabalhar como pessoa física ou jurídica. Uma boa contabilidade pode te ajudar simulando os dois cenários e indicando qual a melhor opção para o seu negócio.  Se optar por constituir uma pessoa jurídica, é necessário abrir um CNPJ. Só a partir dessa abertura a empresa existe para o governo e demais entidades. Entenda com esse texto o que é CNPJ, qual a sua importância e como abrir um CNPJ para sua clínica de fonoaudiologia.  Boa leitura!
Author
Publisher Name
Fisconeprosper
Publisher Logo

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Recomendado só para você!
Além da qualidade na prestação de serviços, um bom planejamento…
Open chat