Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

Mapeamento de Processos Hospitalares – 3 procedimentos para não perder o controle do seu hospital!

Mapeamento De Processos Hospitalares 3 Procedimentos Para Não Perder O Controle Do Seu Hospital - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - Mapeamento de Processos Hospitalares – 3 procedimentos para não perder o controle do seu hospital!

Para manter um hospital funcionando adequadamente, atendendo bem os seus pacientes e cumprindo com as suas obrigações enquanto empresa, são necessários assim, vários processos. Quando uma ação não é realizada ou não é feita do jeito correto, é bem possível que isso interfira então, em todo o resto e gere assim, um resultado negativo ao hospital. Como se trata de uma organização criada para lidar com a saúde de pessoas, então, todo o cuidado para manter tudo operando corretamente é crucial. 

Por isso, é fundamental realizar o mapeamento de processos hospitalares para conseguir então, fazer a gestão adequadamente. Quer saber como fazer isso? Continue acompanhando o artigo!

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados

1.Faça um levantamento dos processos hospitalares

O primeiro passo é fazer um levantamento de todos os processos que são realizados dentro do hospital. São vários setores e atividades que são executadas diariamente, e elas precisam ser mapeadas para identificar então, os responsáveis por elas, bem como garantir assim, que elas estão sendo feitas seguindo os padrões de qualidade do hospital. 

Os processos podem variar de acordo com o porte e a especialização do hospital. Desse modo, é necessário analisar profundamente cada setor para identificar todos eles. Veja então, alguns pontos que precisam ser destacados durante essa observação:

  • como é realizado o atendimento;
  • qual é o valor do serviço prestado no setor (se for o caso);
  • horário de funcionamento;
  • gerente ou profissional responsável;
  • quantidade de funcionários no setor;
  • nível da demanda;
  • tempo médio do atendimento. 

Esse processo pode ser feito com a ajuda de outros setores do hospital. O departamento de RH, por exemplo, pode realizar o relatório dos setores do hospital, a relação de cargos e nomes de cada funcionário. A ouvidoria do hospital consegue mapear quais áreas mais recebem críticas e elogios dos clientes, além de poder repassar as sugestões oferecidas por eles para melhorar esses pontos. 

2. Utilize a tecnologia para realizar o mapeamento de processos hospitalares 

Como você já deve ter notado, realizar o mapeamento de processos hospitalares vai gerar um grande número de dados e informações — que precisam ser organizadas e interpretadas facilmente. Além disso, é necessário que os dados sejam de fácil acesso, possa ser atualizados e fiquem armazenados em um local seguro. 

Portanto, é indicado que sejam aproveitados softwares especializados no atendimento a área média para isso. A tecnologia pode ser uma grande aliada para tratar os dados de forma mais prática, bem como contribui para a segurança dessas informações. A maioria dos sistemas guarda as informações na nuvem. 

3. Analise os dados obtidos no mapeamento de processos hospitalares 

Apenas realizar o levantamento dos processos, não contribui para a organização e melhor gerenciamento do hospital. É necessário analisar as informações de forma crítica, refletindo em que pontos é possível otimizar alguns desses processos e de que forma é viável realizar isso. 

Neste momento, pode ser definido que determinada equipe precisa realizar um treinamento para melhorar o atendimento, ou que é preciso melhorar a estrutura da recepção principal, por exemplo. 

Vale lembrar que o hospital, como qualquer outra organização, é dinâmico e é preciso atualizar o mapeamento de processos hospitalares periodicamente. A atualização também é relevante para verificar se as mudanças realizadas estão surtindo o efeito esperado, se é necessário fazer novas alterações. 

Fazer a gestão hospitalar não é nada fácil — são inúmeros processos, atividades complexas, e muita responsabilidade envolvida. Para que isso não saia do seu controle, é muito importante realizar o mapeamento de processos hospitalares. Esperamos que este conteúdo ajude você a realizar isso da melhor forma possível. 

Se gostou deste conteúdo sobre mapeamento de processos hospitalares, aproveite para seguir a nossa empresa nas redes sociais e se manter bem informado! 

Até a próxima!

Mapeamento de Processos Hospitalares – 3 procedimentos para não perder o controle do seu hospital!
5 (100%) 1 vote[s]

Compartilhe nas redes!

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Recomendado só para você!
Escolher um software médico é uma decisão muito importante para…