Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

    Como realizar um controle de equipamentos médicos

    Aprenda A Fazer Um Controle Efetivo De Equipamentos Medicos Post (1) - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - Como realizar um controle de equipamentos médicos

    Aprenda a fazer um controle efetivo de equipamentos médicos para a sua clínica

    Um controle de equipamentos médicos eficiente pode determinar uma melhora no aspecto técnico de sua clínica médica

    O controle de equipamentos médicos desempenha um papel importante na prestação de cuidados com a saúde de seus pacientes.

    Ele varia de dispositivos pequenos e simples a dispositivos complexos e grandes, como máquinas de ressonância magnética.

    É, portanto, de vital importância que as clínicas médicas monitorem seus ativos através de um controle de equipamentos médicos para manter seus gastos sob controle, bem como garantir a qualidade da prestação de saúde.

    O controle de equipamentos médicos ocorre dentro do contexto de recursos humanos, materiais, estruturais, organizacionais e financeiros.

    Controle de equipamentos médicos

    É um processo que ajuda os hospitais a desenvolver, monitorar e gerenciar seus equipamentos para promover o uso e a manutenção seguros, eficazes e econômicos dos equipamentos.

    As clínicas médicas ​​devem configurar e revisar regularmente o controle de equipamentos médicos para garantir que os dispositivos médicos estejam sempre adequados ao uso, e sejam usados de acordo com as instruções do fabricante, mantido em uma condição segura e confiável e descartado de forma adequada no final de sua vida útil.

    Uma forma sistemática de gerenciar equipamentos médicos é estudar e otimizar todas as fases da vida útil desses equipamentos. 

    Planejamento

    O processo de planejamento é um auxílio importante na tomada de decisão, pois fornece informações essenciais para o gerenciamento.

    Aquisição

    O setor de saúde é conhecido por sua inovação contínua e produção de novos dispositivos e técnicas destinadas a melhorar a entrega e o resultado do atendimento ao paciente.

     A restrição da questão financeira é considerada a chave mestra para avaliar a incorporação de novas tecnologias ao serviço de saúde.

    Inventário e documentação

    O inventário e a documentação de dispositivos médicos são um estágio auxiliar do ciclo de vida. Ele fornece informações para apoiar o controle de equipamentos médicos em diferentes etapas. 

    Após a conclusão da inspeção de recebimento, um arquivo de registro do dispositivo deve ser criado e deve permanecer ativo durante toda a vida útil do dispositivo.

    Contabilidade Para Clinica Medicaaa - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - Contabilidade para Médicos e Dentistas em São Paulo

    Instalação e configuração

    A instalação e o configuração podem ser realizados pela equipe técnica interna se eles estiverem familiarizados com um determinado item de equipamento.

    Se a instalação e o configuração forem necessários por parte dos fornecedores, a equipe técnica interna deve monitorar este processo.

    Treinamento do usuário

    Para reduzir a possibilidade de mau funcionamento do equipamento após o serviço ou reparo, todo o pessoal envolvido na manutenção e serviço do equipamento deve ser treinado de acordo com os padrões adequados para o trabalho que está realizando.

    O erro do operador é uma das principais causas de mau funcionamento do dispositivo, portanto vale muito a pena investir em treinamento.

    Monitoramento de uso

    Um erro comum no controle de equipamentos médicos é acreditar que no período de garantia toda e qualquer avaria seja coberta pelo fornecedor, portanto, nenhuma atenção técnica interna é necessária. 

    A equipe técnica interna deve se tornar o elo entre o usuário e o fornecedor.

    Manutenção

    A manutenção do equipamento envolve todas as atividades relacionadas ao fornecimento de um nível adequado de serviço e à limitação do tempo de inatividade dos dispositivos médicos.

    A atividade de manutenção é necessária para garantir que os dispositivos sejam mantidos funcionando dentro dos limites impostos pelos critérios de testes e para retornar os dispositivos ao nível necessário de funcionamento após quebra ou outra falha.

    Substituição

    A substituição é a última etapa do ciclo de vida no controle de equipamentos médicos. 

    Todos os dispositivos médicos chegam ao ponto de sua vida em que a relação custo-benefício vai para o negativo devido à redução da confiabilidade, aumento do tempo de inatividade, problemas de segurança, comprometimento do atendimento, aumento dos custos operacionais, alteração de regulamentos ou simplesmente obsolescência.

    Conte conosco da Fiscon e Prosper

    Conte conosco da Fiscon e Prosper, assim você passará a contar sempre com um escritório com total know how em contabilidade para clínicas médicas, e, dessa forma, você terá muito mais tempo para realizar o controle de equipamentos médicos em seu estabelecimento. Atuamos em todos os aspectos contábeis necessários para a sua clínica chegar à excelência.

    QUERO OBTER O SUCESSO DE MINHA CLÍNICA!

    0 0 votes
    Article Rating

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você!
      O Pix terá novas funcionalidades a partir do primeiro semestre…