contabilidade para construtoras
Como fazer um orçamento de obra e economizar muito mais?
Você tem uma construtora e precisa economizar para, assim, conseguir ter uma base lucrativa mais interessante? Deseja saber como fazer um orçamento de obra ?
Então, temos uma excelente notícia para você! Já que na postagem de hoje falaremos sobre aspectos importantes para a conquista de uma melhor economia para a sua empresa e o estabelecimento de preços mais competitivos.
Vamos lá?
Construção em etapas
Fazer tudo ao mesmo tempo, sem criar um cronograma e sem desenvolver o projeto em ponto de execução por etapas, pode fazer com que, rapidamente, você comprometa todo o orçamento.
Por isso é importante criar prioridades, para que dessa forma seja possível controlar o andamento dos trabalhos que estão sendo executados e o que ainda precisa ser feito.
Compras volumosas
Quando você compra materiais em volume, é natural que receba um desconto por eles.
Essa é uma das melhores estratégias que uma construtora pode ter!
E ainda mais, vale a pena estar atento e manter contato com os vendedores para saber os períodos em que existem promoções realmente benéficas ao seu negócio!
Os custos dos materiais podem cair até 50% do valor normal, e isso acaba sendo bem positivo em diversos aspectos.
Além disso, é sempre bom poder comprar direto do fabricante, portanto, em algumas situações, vale a pena investir em fornecedores de determinados materiais.
Preço e qualidade em acabamentos
Se há coisas mais caras são: luminárias, tintas, pisos e afins. Esses podem possuir uma alta demanda de preços, e por isso é importante pensar num planejamento focado na compra dos materiais certos, economizando ao máximo.
Detalhamento do projeto
Quanto mais detalhado e antecipado for a descrição de tudo o que for necessário, melhor. Porque o que realmente aumenta o custo final do orçamento da obra são os itens que precisam ser inseridos.
Nesse sentido, para fazer um orçamento de obra com economia, inclua:
- O projeto executivo;
- O memorial descritivo;
- Os custos diretos e indiretos;
- A porcentagem de lucro com margem positiva para seu lado.
Acompanhamento da obra
Não se esqueça de que, para que tudo saia dentro da conformidade e do orçamento estabelecido, é importante também manter o acompanhamento de tudo, tanto do que foi planejado quanto da validação com desempenho, progresso e resultados da obra.
O controle do gerenciamento da obra é outro ponto, você já deve ter ouvido falar que o olho do dono é o que engorda o gado, certo? Pois é!
Quando você deixa a equipe muito à vontade pode haver redução da produtividade, mesmo você pagando o que foi acordado, e, decerto, haverão também desperdícios, o que causará mais demanda de materiais!
Fluxo de caixa de uma obra e o ponto de equilíbrio
O controle de qualquer movimentação financeira também depende do controle de fluxo de caixa, que influenciará no bom desenvolvimento e execução da obra.
Nesse caso, é preciso contar sempre com um contador especializado em construtoras, pois ele, mais do que ninguém, saberá todos os pontos importantes a serem contabilizados e calculados para que sua empresa tenha lucro em vez de prejuízo.
Por isso, venha logo conversar conosco e não perca mais tempo, pois esse não é um luxo que devemos nos dar ao “prazer”!