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    Veja como calcular o lucro da sua empresa em 5 passos

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    5 dicas para calcular corretamente o lucro da sua empresa 

     Calcular o lucro corretamente é crucial para tomar boas decisões e manter a estabilidade financeira do negócio. Veja cinco dicas para determinar seus lucros.

    Quando um empreendedor inicia um empreendimento, ele provavelmente vislumbra autonomia, um cronograma flexível e o potencial de influenciar o negócio de forma pessoal, além de obter renda. 

    Visando realizar estes sonhos, no entanto, é essencial uma compreensão fundamental de como calcular a margem de lucro do negócio.

    Mesmo que nem sempre seja o guia definitivo, é necessário estar atento e avaliar a rentabilidade da empresa para o sucesso. 

    Neste artigo, compartilharemos algumas dicas preciosas de como fazer isso corretamente. Confira agora!

    Veja mais alguns artigos que vão te ajudar a manter a sua empresa rentável:

    Como calcular o lucro da empresa?

    A fim de determinar a quantia de lucro ou perda que você obteve de um negócio, você deve comparar a quantia de dinheiro que você gastou com a quantia que você ganhou.

    Em um exemplo simples, uma empresa teria uma lucratividade excepcional se ganhasse R$20 mil e se os custos fossem apenas R$5 mil, mas o valor seria insignificante se as despesas relacionadas chegassem a R$19 mil.

    Portanto, é mais importante calcular a margem de lucro do que calcular o lucro em si. A margem de lucro lhe fornecerá um valor percentual que colocará os resultados em um contexto melhor.

    Veja 5 dicas para ter sucesso ao calcular o lucro de sua empresa:

    1- Faça a segmentação das vendas

    Para começar, determine um cronograma para sua avaliação. Sugere-se que você reveja os dados no final de cada mês e no final de cada ano para que você tenha os dados mais importantes sobre sua empresa.

    É essencial segmentar suas vendas e dividi-las entre os produtos que você vende. Para uma análise mais completa, propomos que você faça várias segmentações, como receita por tipo de cliente, receita por canal de vendas, receita por método de pagamento, receita sazonal, receita por funcionário e assim por diante. 

    Para fazer isto com sucesso, é melhor ter um registro detalhado das vendas e da renda, idealmente utilizando um sistema.

    Esse procedimento é importante, visto que ajuda a entender como a empresa está gerando mais lucros e como ela está perdendo.

    2- Diferencie lucro bruto e lucro líquido

    É importante estar ciente do que se entende por lucro bruto e líquido a fim de calculá-los com precisão. 

    O lucro bruto é o montante total da receita subtraído dos custos variáveis. O lucro líquido considera os custos totais, variáveis e fixos, tais como despesas e comissões, que a empresa terá que pagar para poder continuar funcionando. 

    3- Considere todos os gastos

    Para começar, é essencial que todos os dados relevantes sejam facilmente acessíveis, incluindo a soma gasta em despesas fixas, a soma para despesas variáveis, valor das vendas, custos exatos para fornecer serviço ao cliente e o dinheiro necessário para comprar ou produzir as mercadorias a serem vendidas. 

    Logo, é crucial que todo o financeiro seja acompanhado de perto e que haja especialistas na área que sejam competentes o suficiente para compreender o cálculo como um todo.

    4- Identifique corretamente a sua receita 

    Quando se trata de lucro, os dois elementos primários a considerar são receitas e despesas. Certifique-se de registrá-los rotineiramente, e você terá as informações necessárias para começar.

    Selecione um período específico e registre as receitas acumuladas durante esse período. Ou, se preferir avaliar a rentabilidade de um determinado produto, considere o valor que entrou no caixa com sua venda e as despesas associadas à sua produção e comercialização.

    5- Aplique a fórmula para identificar o lucro e a sua margem de lucro

    Para isso, você deve começar somando toda a receita e depois subtraindo dela todos os custos. A soma deve então ser dividida pela receita e multiplicada por 100 a fim de obter a porcentagem que mostra a margem.

    Considere uma empresa com receita de R$20 mil e seus custos totais foram de R$10 mil.

    Receita total =  20

    Custos totais = 10

    Lucro = 10 ou R$ 10 mil

    Com a fórmula, o cálculo para identificar a margem de lucro seria:

    Margem de lucro = (10/20) x 100 = 50% de margem de lucro.

    Dicas para manter a lucratividade em sua empresa

    Saiba como registrar as receitas e despesas – é fundamental que as despesas e receitas  sejam devidamente registradas para obter uma análise adequada de como a empresa lucra e gasta; assim, é possível identificar o que é necessário para manter o negócio. 

    Valor de comercialização – a precificação, um dos principais elementos envolvidos no cálculo correto do lucro da sua empresa. Ela deve considerar os custos diretos associados à produção, como mão de obra, materiais, equipamentos, embalagens e transporte, além dos custos indiretos, como impostos, seguros, armazenamento e outras despesas gerais relacionadas à produção. 

    Atualize-se sobre impostos – os impostos também são um elemento importante a ser considerado ao calcular o lucro da sua empresa. É importante estar sempre atualizado sobre as últimas alterações nas legislações e impostos federais, estaduais e municipais para não ter surpresas desagradáveis no futuro.

    A Fiscon & Prosper te proporciona todo o apoio necessário

    Calcular corretamente o lucro da sua empresa é essencial a fim de que ela alcance o sucesso. É necessário que todos os elementos envolvidos no cálculo sejam considerados e entendidos, como despesas, receitas, custos de venda, impostos e metas financeiras. 

    Seguindo as dicas compartilhadas neste artigo, você poderá calcular o lucro da sua empresa com muito mais precisão. E, se você precisar de apoio para ter maior suscetibilidade nesse processo, nós podemos auxiliá-lo.

    A Fiscon & Prosper está no mercado há mais de três décadas, enfatizando a excelência na prestação de seus serviços e conquistando a confiança e aprovação de seus clientes.

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