Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

Controle de contas a pagar: 5 modos de fazer o seu e aumentar a organização empresarial

Controle De Contas A Pagar Como Aumentar A Organizacao Empresarial - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - Controle de contas a pagar: 5 modos de fazer o seu e aumentar a organização empresarial

Um dos pontos fundamentais em uma empresa é o controle de contas a pagar – e contas a receber.

As contas a pagar consistem nas obrigações financeiras de uma empresa  e, ao contrário do que muitos empreendedores pensam, tratar do fluxo de caixa não é uma tarefa tão simples: o controle de contas exige uma gestão organizada e eficiente. 

Neste artigo, você verá 5 dicas sobre como fazer o controle das contas a pagar da sua empresa. Se você melhorar o controle de contas a pagar, vai ter mais lucros e segurança para o seu negócio.

Boa leitura!

1. Registre as contas a pagar

Registrar algo é controlar uma informação, tê-la à mão, por isso, controle de contas a pagar exige ferramentas para gerenciar a área financeira – contas a pagar e contas a receber.

São muito úteis os softwares de controle de gestão empresarial – pesquise um que seja conceituado e simples de utilizar, e aprenda a extrair dele o máximo do seu potencial, ensinando seus funcionários a fazer o mesmo. 

2. Cuidado com as dívidas!

Seja na vida pessoal ou empresarial, o controle de contas a pagar começa com uma regra: não gaste mais do que ganha ou provavelmente vai ganhar. 

Em resumo, não faça mais dívidas do que sua empresa poderá pagar, ou que não sabe se poderá. Lembre-se de que existem juros, multas, e, no caso de tributos, sanções pesadas que podem até mesmo impedir sua empresa de continuar em funcionamento.

Pague suas contas em dia.

Dica: mantenha uma reserva para contas inesperadas. 

3. Antecipe e ganhe descontos

Muitas vezes, pagar contas com antecedência ou à vista pode lhe oferecer descontos. Assim, você tem menos despesas e ainda obtém crédito com seus credores, em especial os fornecedores.

Nossos Servicos

4. Renegocie suas contas a pagar se necessário

O ideal é não deixar suas contas explodirem e perder o controle, afogando-se em juros, multas e sanções governamentais. Mas, se você estiver em uma bola de neve, ou quase isso, procure renegociar suas dívidas e retomar o controle de suas contas a pagar.

5. Você está pagando mais do que precisa?

Se você está registrando suas contas a pagar, com a assessoria tributária de um bom contador e de bons gestores, certamente vai identificar quais custos você pode cortar sem que sua empresa perca qualidade e desempenho de produtos ou serviços. 

Isso pode significar trocar de fornecedor, diminuir a quantidade de funcionários, eliminar algumas atividades operacionais ou otimizá-las.

Pense no que você pode fazer para ter menos despesas e, assim, irá correr menos riscos de perder o controle de contas a pagar. 

Pequenos detalhes podem fazer toda a diferença: material de escritório, softwares caros que podem ser substituídos por mais baratos, repensar na delegação de tarefas para economizar tempo e dinheiro, rever a precificação, e, como mencionado, verificar a tributação com um contador capacitado – a elisão fiscal permite que você corte os custos com tributos de forma totalmente legal.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre controle de contas a pagar em empresas. Se gostou, compartilhe e ajude outras pessoas a entenderem como melhorar a gestão de um negócio!

E se acaso restou alguma dúvida entre em contato conosco!

Compartilhe nas redes!

Summary
Controle de contas a pagar: Como aumentar a organização empresarial ?
Article Name
Controle de contas a pagar: Como aumentar a organização empresarial ?
Description
Neste artigo, você verá 5 dicas sobre como fazer o controle das contas a pagar da sua empresa. Se você melhorar o controle de contas a pagar, vai ter mais lucros e segurança para o seu negócio.
Author
Publisher Name
Fiscon & Prosper
Publisher Logo

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Recomendado só para você!
O segmento do Direito é um dos mais burocráticos do…
Open chat