Saiba qual é a melhor tributação para o seu escritório de advocacia
Para atuar no ramo da advocacia é preciso enfrentar diariamente uma série de desafios, porém, muitos profissionais acreditam que eles se tratam apenas dos serviços a serem prestados para os clientes.
Sim, esse aspecto é muito importante, mas você jamais deve esquecer de cuidar dos bastidores do seu escritório, afinal, existem deveres e obrigações que precisam ser cumpridas e estar rigorosamente em dia.
Uma dessas obrigações se trata justamente de um ponto que costuma ser bastante complexo mas, que também, é fundamental: a tributação para advogados.
Sendo assim, hoje falaremos sobre tributação para advogados de modo que você fique por dentro dos principais pormenores e, com isso, esteja sempre em regularidade com o fisco.
Tenha uma ótima leitura!
Tributação para advogados: entenda!
Amigo advogado, infelizmente não há como fugir quando estamos falando sobre regime tributário afinal, é necessário ter sua atuação devidamente regulamentada e de acordo com a legislação. Isso é crucial não apenas para dar o exemplo, mas também, para evitar problemas com o fisco.
E quando o assunto é tributação para advogados, você precisa conhecer os três modelos de regime tributário disponíveis no país. São eles:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Simples Nacional
Se você é um advogado prestador de serviços e autônomo, existem limitações quanto ao seu faturamento bruto anual. Nesse caso, o Simples Nacional se encaixa perfeitamente na sua modalidade de atuação, afinal, esse é regime simplificado onde os tributos são dispostos em uma única guia: o DAS.
Vale ressaltar que nesta modalidade você precisa realizar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física. Porém, é claro que o Simples Nacional também pode ser o regime tributário a ser enquadrado em seu escritório PJ.
Lucro Presumido
O Lucro Presumido é um regime tributário ideal para escritórios de médio porte e que contam com o valor máximo de faturamento bruto de R$78 milhões por ano.
Nesta tributação, as alíquotas têm como base uma presunção do seu faturamento e não o que você realmente lucrou.
Lucro Real
Por fim, o regime que faz jus aos grandes escritórios de advocacia que contam com um faturamento bruto anual acima de R$78 milhões é, exatamente, o Lucro Real.
Priorize o suporte contábil
Além de conhecer todas as opções de tributação para advogados, é preciso compreender bem os seus bastidores e ter um entendimento mais aprofundado das normas e leis vigentes.
Por isso, o ideal é contar com um suporte contábil especializado para garantir que as suas decisões sejam assertivas e capazes de te afastar de possíveis irregularidades.
Conte com o apoio da Fiscon & Prosper!
Nós, da Fiscon & Prosper, somos uma contabilidade especializada em tributação para advogados e estamos devidamente preparados para te auxiliar em todos os aspectos que promovam um alinhamento perfeito no seu escritório.
Isso porque atuamos com análise, planejamento e alteração tributária com base nas informações e realidade do seu negócio para garantir total efetividade nas suas decisões.
Sendo assim, não hesite em nos contatar para mais informações sobre esse e os demais serviços da nossa contabilidade.