Contabilidade para Clínicas Médicas
Regime tributário – Descubra qual se adequa à sua clínica médica e entenda como isso pode impactar nos gastos
Falar em regime tributário pode não ser a preferência de profissionais da área médica. No entanto, essa discussão é muito importante, principalmente do ponto de vista gerencial.
A escolha do melhor regime tributário para a sua clínica médica tem mais impacto no sucesso da sua trajetória profissional do que pensa. Afinal, a escolha do regime traça os passos que você precisará dar ao recolher tributos.
Não sabe quais são os regimes tributários existentes e não faz ideia de qual deles é o mais indicado para clínicas médicas? Então acompanhe o artigo de hoje e saiba mais!
Tipos de regime tributário
As pessoas jurídicas brasileiras devem seguir um dos três regimes tributários existentes. Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Cada um deles possui características distintas e incide impostos de uma maneira diferente.
No Lucro Real, a tributação é realizada sob o valor real do lucro líquido, nem um centavo a menos ou a mais. Sendo assim, temos ainda mais flexibilidade na incidência de impostos. Se lucra mais, paga mais impostos. Apesar disso, o empresário fica isento do imposto caso seu negócio tenha prejuízo em determinado exercício.
No Lucro Presumido, a incidência de impostos ocorre sobre uma margem específica, que varia dependendo do segmento da empresa. Trata-se de um recolhimento um pouco mais simples do que o Lucro Real, porém, igualmente arriscado. Caso você lucre menos do que margem fixa, terá de arcar com o mesmo valor de impostos, o que pode não ser vantajoso.
Já no Simples Nacional, a tributação é muito mais simplificada. Não é a toa que se trata do regime tributário mais viável. No entanto, para aderir ao Simples, a empresa deve faturar, no máximo, R$ 4.8 milhões ao ano. A grande vantagem do Simples Nacional, além da tributação, é o método de recolhimento simplificado: todos os impostos são recolhidos em guia única.
Qual o melhor regime tributário para clínicas médicas?
Antes de entender qual regime tributário escolher para a sua clínica, é interessante saber quais impostos relacionam-se a este nicho. Em suma, ao abrir uma clínica médica, o profissional deverá recolher os seguintes impostos:
- Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
- Programa de Integração Social (PIS);
- Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
- Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS).
Vale destacar que a incidência dos impostos mencionados depende totalmente do tipo de regime tributário. Além disso, também é considerado o local onde a clínica médica está localizada, bem como seus níveis de faturamento.
Se você optou por não prestar serviços médicos como Pessoa Física, adotar um regime tributário ideal é uma tarefa obrigatória. Seguindo o limite de faturamento e a facilidade na gestão tributária, o Simples Nacional tende a ser o melhor regime para clínicas médicas.
No entanto, para que o recolhimento de impostos seja assertivo e impacte o mínimo possível as finanças do consultório, é recomendado buscar um suporte contábil capaz de direcionar sobre as melhores escolhas e práticas contábeis!
E então, compreendeu melhor a importância de definir o melhor regime tributário para sua clínica? Se tiver qualquer dúvida, não hesite em nos contatar!
Até mais!