Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

    Pró-labore Médico: Afinal De Contas, É Obrigatório Ou Não?

    Doutordescubrasevoceestaobrigadoareceberprolabore Post (1) - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - Pró-labore Médico: Afinal De Contas, É Obrigatório Ou Não?

    Pró-labore Médico: Entenda As Particularidades Que Envolvem Este Documento Fiscal E Saiba Definitivamente Se Ele É Obrigatório Ou Apenas Uma Opção Na Sua Clínica Médica

    Empreender é mais difícil do que parece, ainda mais quando consideramos cada uma das particularidades que envolvem documentos como o pró-labore médico, por exemplo

    É fato que o pró-labore representa um enorme problema para muitos médicos que se deparam com a vontade de empreender através da sociedade em clínicas médicas ou hospitais.

    Sendo assim, hoje, nós separamos informações primordiais que dizem sobre a obrigatoriedade do pró-labore, assim como a incidência dele à sua atuação.

    Então, leia este artigo até o fim e descubra de uma vez por todas se o pró-labore é, ou não, obrigatório.

    Aproveite a leitura!

    Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados

    O Que É Pró-labore Médico?

    Antes de mais nada, é necessário levar em conta o fato de uma clínica médica pode remunerar seus colaboradores – desde o sócio até o recepcionista – através de diversos regimes, uma vez que não apenas o nível de responsabilidade apresenta diferenciações, mas as funções e comprometimento também.

    Sendo assim, o pró-labore (tradução do latim que significa “pelo trabalho”) é, em suma, o “salário de líder” que um sócio recebe de acordo com o valor de mercado para o seu serviço e, portanto, à remuneração dos sócios nos custos da empresa.

    Dessa maneira, é importante observar também que, assim como os demais salários pagos pela clínica médica, apesar de o pró-labore não ser visto como uma obrigação trabalhista, ainda há a incidência de encargos, como, por exemplo, o Imposto de Renda.

    Então, levando em conta a incidência das altas tributações e das demais atividades prestadas por um médico que, em geral, não exerce suas atividades somente como sócio de uma clínica e está passivo da incidência de outros tributos que recaem sobre seus ganhos, é normal que a emissão do pró-labore não seja uma vontade.

    Contabilidade Para Clinica Medicaaa - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - Contabilidade para Médicos e Dentistas em São Paulo

    Então, afinal…

    O Pró-labore Médico É Obrigatório Para Os Sócios De Uma Clínica?

    Sim e não!

    Calma, nós vamos explicar.

    Em relação ao pagamento do pró-labore, há que se ater ao fato de que ele é uma maneira de remunerar os sócios de um empreendimento médico e, dessa maneira, é de suma importância para que todos consigam se beneficiar de sua própria atuação enquanto empresários.

    Contudo, há que se observar ainda a questão que trata sobre os dividendos, afinal de contas, o médico pode, simplesmente, se beneficiar dos lucros do empreendimento apenas com a distribuição de lucros tendo em vista que essa está prevista nas cláusulas do contrato social da clínica médica.

    Portanto, vejamos a…

    Conclusão

    Com base no que foi possível analisar em relação ao pró-labore, o pagamento não é obrigatório, sendo que o sócio em questão pode desenvolver os seus serviços no ambiente empresarial e receber por isso de acordo com as distribuições de lucro feitas pela clínica médica e que estão previstas no contrato social do negócio.

    E então, o que achou das informações?

    Agora que já sabe que o pró-labore não é, necessariamente, obrigatório, é indispensável levar em conta o fato de que há a possibilidade de não se deparar mais com este tipo de dúvidas e, para isso, basta ter o apoio de especialistas em contabilidade para o seu mercado de atuação.

    Dessa maneira, caso precise de auxílio, basta entrar em contato com a gente!

    Será um enorme prazer poder ajudar!

    0 0 votes
    Article Rating
    Summary
    Pró-labore Médico: Afinal De Contas, É Obrigatório Ou Não?
    Article Name
    Pró-labore Médico: Afinal De Contas, É Obrigatório Ou Não?
    Description
    Pró-labore Médico: Entenda As Particularidades Que Envolvem Este Documento Fiscal E Saiba Definitivamente Se Ele É Obrigatório Ou Apenas Uma Opção Na Sua Clínica Médica
    Author
    Publisher Name
    Fiscon & Prosper
    Publisher Logo

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você!
      O senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) apresentou ao Senado um projeto…