Planejamento estratégico
Planejamento estratégico: saiba o que é e como ele ajuda no sucesso da sua empresa
Saiba mais sobre o que é o planejamento estratégico e como ele contribui à seu empreendimento
Entenda mais sobre as vantagens do planejamento estratégico em seu negócio.
O processo de planejamento estratégico de uma empresa é um elemento essencial para o crescimento dos negócios.
Esse processo garante que uma empresa tenha uma compreensão clara do mercado atual e de suas potenciais oportunidades futuras.
Também ajuda a alinhar as atividades organizacionais com os objetivos de longo prazo da empresa, permitindo que ela tome ações informadas para atingir esses objetivos.
O planejamento estratégico é um processo contínuo que requer escolhas informadas a cada momento.
Em outras palavras, ele não consiste apenas em elaborar um plano brilhante e, em seguida, sentar-se de costas para ver seu negócio prosperar como resultado.
Ao contrário, é um processo contínuo que exige que você reavalie continuamente sua estratégia, fazendo ajustes quando necessário para responder a novas condições de mercado ou mudanças em suas próprias necessidades comerciais – ou quaisquer outros fatores externos, tais como inovações tecnológicas.
Qual é o propósito do planejamento estratégico?
Antes da gente falar sobre ele, é importante trazer um pouco sobre o plano de negócio.
Essa é uma ferramenta que tem como finalidade ajudar você a entender melhor o seu empreendimento e fazer escolhas acertadas.
Consiste em um estudo bastante completo e, dentre os tópicos que costumam integrar o plano de negócio de uma empresa, está o planejamento estratégico.
O planejamento estratégico é essencialmente um exercício que busca ajudar você a ter uma melhor preparação para o futuro do seu negócio.
Trata-se de fazer escolhas informadas sobre o rumo de sua empresa, com base nos pontos fortes e fracos únicos dos modelos de negócios individuais.
Ao fazer isso, você estará em melhor posição para responder a novas oportunidades e desafios à medida que eles surgirem.
Sem um plano estratégico em vigor, é muito mais difícil tomar decisões informadas que estejam alinhadas com os objetivos de longo prazo de sua empresa.
O planejamento estratégico também pode ajudá-lo a prever melhor os resultados financeiros futuros.
Isto porque ele fornece um roteiro para as atividades organizacionais, permitindo identificar como os recursos serão utilizados para alcançar esses resultados e quanto custarão para produzir.
Como tal pode ajudá-lo a fazer melhores previsões do desempenho financeiro futuro, ao mesmo tempo em que lhe permite identificar melhor os riscos potenciais e as estratégias de mitigação.
Dito isso, aproveite para conhecer alguns artigos que vão ajudar a tornar a gestão do seu negócio muito mais fácil:
- Confira as tendências que prometem ajudar na otimização dos processos em sua empresa
- 6 formas de reduzir os impostos de sua empresa
- Dicas que vão ajudar sua pequena empresa a estar mais segura no mundo digital
Como conduzir um processo de planejamento estratégico?
O processo de planejamento estratégico é cíclico e envolve tanto o planejamento contínuo quanto a implementação contínua.
A qualquer momento, você estará envolvido em uma ou ambas essas atividades – planejamento para o futuro e implementação de seus planos atuais.
O prazo para cada um desses ciclos varia de acordo com o tipo de organização.
Todas as organizações podem se beneficiar do envolvimento neste processo cíclico.
O vídeo abaixo vai ajudar você a saber mais sobre o assunto:
Passos chave no processo de planejamento estratégico
Abaixo separamos alguns pontos importantes, os quais devem ser considerados, ao realizá-lo em seu empreendimento.
Metas e objetivos
Uma vez definida a missão de sua empresa e seus pontos fortes e fracos, você estará melhor equipado para estabelecer metas de longo prazo para seu negócio.
Estas metas de curto prazo são quantificáveis, mensuráveis e alcançáveis nos quais sua organização se concentrará, com o objetivo final de cumprir seus objetivos estratégicos de longo prazo.
Opções estratégicas
Uma vez que sua organização tenha identificado seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, e estabelecido metas e objetivos de longo prazo, estará em melhor posição para explorar as opções estratégicas.
Levante as opções que o seu negócio possui para otimizar seus resultados e alcançar os objetivos pretendidos.
Alternativas estratégicas
Uma vez que sua organização tenha explorado várias opções estratégicas, ela estará em melhor posição para avaliar alternativas estratégicas.
Verifique quais alternativas levantadas são mais viáveis e que terão maior probabilidade de fazer com que você alcance as metas estabelecidas.
Escolha estratégica
Uma vez que sua organização tenha avaliado várias alternativas estratégicas, ela estará em melhor posição para fazer uma escolha estratégica.
Verifique que é sempre importante que suas opções sejam guiadas considerando o que permitirá alcançar os alvos pretendidos com mais eficiência.
Quando é o momento certo para iniciar seu processo de planejamento?
Isto dependerá da natureza do seu negócio.
Se você é uma empresa iniciante ou uma empresa que experimentou um crescimento significativo, então agora é o momento ideal para iniciar seu processo relativo a essa ferramenta.
Isto porque é muito mais fácil incorporar seu plano estratégico em suas atividades diárias quando sua empresa é pequena.
Por outro lado, se você é uma organização madura que não se engajou no planejamento estratégico por algum tempo, então você precisará começar com um primeiro passo difícil: aceitar que sua posição estratégica atual não está funcionando.
Isso porque ele é um processo iterativo que exige que você reavalie continuamente sua posição estratégica atual à luz de novas informações.
Em outras palavras, não é uma atividade única que você faz no início do ciclo de vida de sua organização e depois nunca mais pensa em outra coisa.
Ao contrário, é um processo contínuo que exige que você reavalie continuamente sua posição estratégica, fazendo ajustes quando necessário para responder a novas condições de mercado ou mudanças em suas próprias necessidades comerciais.
Fiscon: apoio especializado para simplificar o seu dia a dia
O planejamento estratégico é um elemento essencial para o crescimento dos negócios.
Essa ferramenta garante que uma empresa tenha uma compreensão clara do mercado atual e de suas potenciais oportunidades futuras.
Também ajuda a alinhar as atividades organizacionais com as metas de longo prazo da empresa, permitindo que ela tome medidas informadas para atingir essas metas.
O processo de planejamento estratégico geralmente consiste nas seguintes atividades: geração de estratégia, análise de missão, análise SWOT, metas e objetivos, opções estratégicas, alternativas estratégicas, escolha estratégica.
É melhor se envolver neste processo cíclico quando sua organização é pequena, mas organizações maduras também podem se beneficiar dele.
Dito isso, cabe lembrar que nós, da Fiscon, somos uma contabilidade que se preocupa com o seu desenvolvimento e buscamos apresentar soluções que funcionem em seu dia a dia.
Com a gente fica muito mais fácil acompanhar a performance do seu negócio. Quer saber como? Então clique no botão abaixo e converse com um de nossos especialistas!
Preciso gerir minha empresa com foco no resultado!