O segmento do Direito é um dos mais burocráticos do mercado. Lidando diariamente com legislações, das mais simples às mais complexas, o advogado é figura crucial na resolução de questões que envolvem o judiciário.
Além da demanda de origem, os profissionais de advocacia devem atentar-se às suas próprias questões burocráticas. Um bom exemplo são as tarefas relacionadas a contabilidade do escritório, que envolvem diversos aspectos como gestão financeira e tributária.
Quer saber como a contabilidade para advogados pode contribuir para o desenvolvimento do seu escritório? Fique conosco e confira nosso post sobre o tema!
Pessoa física vs. jurídica: quando o advogado deve formalizar suas atividades
Apesar de muitos advogados exercerem suas atividades em caráter liberal, sem abertura de empresa, é de extrema importância que o profissional considere a formalização de suas atividades.
Há duas opções de formalização para o advogado: se tornar uma EIRELI ou uma Sociedade Unipessoal de Advocacia. Em ambos os casos, será necessário respaldo contábil tanto para a formalização quanto para a gestão financeira.
Ao se formalizar, o profissional de advocacia conta com um série de vantagens ao abrir o escritório. Uma das mais importantes é a possibilidade de acessar linhas de crédito expressivas, que podem ser uma mão na roda para o nascimento do escritório.
Competências da contabilidade para advogados
Com um escritório de advocacia aberto, a contabilidade para advogados torna-se figura crucial no processo de crescimento e desenvolvimento profissional.
O primeiro ponto a se refletir é sobre a escolha do melhor regime tributário. Vale avaliar todos os requisitos, como capital social, faturamento, serviços prestados, dentre outros pontos. Neste sentido, um profissional de contabilidade possui a expertise necessária.
Emissão de notas fiscais, guias de recolhimento de arrecadação dos impostos e contratação de funcionários também são tarefas que se tornam mais simples com a contabilidade para advogados.
Como escolher o melhor suporte contábil para o seu escritório?
Ao definir que você irá contratar um escritório de contabilidade, é interessante avaliar alguns tópicos que podem determinar o sucesso da parceria.
A primeira e principal dica é considerar que contadores mais experientes e fortalecidos no mercado possuem honorários mais custosos. Na verdade, a competência está atrelada ao investimento inserido. É muito importante que a contabilidade para advogados seja de extrema competência.
Depois, você deve avaliar os referidos registros dos profissionais contábeis, bem como do escritório. Para representar o seu escritório de advocacia, o contador deve ser inscrito do CRC (Conselho Regional de Contabilidade) e o escritório, por sua vez, deve ser inscrito do SESCON (Associação dos Contabilistas) da região.
Por fim, e não menos importante, atente-se a estrutura da contabilidade. Verifique se os equipamentos são atuais, bem como os programas utilizados para a gestão de toda a papelada. A fim de reduzir custos, muitos escritórios contábeis trabalham com versões obsoletas, que podem prejudicar a transmissão e gerenciamento de arquivos confidenciais e importante.
Ah, organização é fundamental. Escritórios bem organizados não sofrem com perdas de prazos, que podem gerar ônus ao profissional contratante. Também vale conferir, sem aviso prévio, se o dia a dia da contabilidade é alinhado às demandas.
E então, convenceu-se de que seu escritório de advocacia precisa de respaldo contábil? Entre em contato conosco e saiba mais!