O primeiro passo de como abrir uma construtora é se informar a respeito do assunto, e se hoje você está aqui, no blog da Fiscon e Prosper, é porque está decidido a ter o seu próprio negócio no ramo da construção civil, certo?
Perfeito! Então, continue a leitura, porque hoje você saberá de tudo a respeito de como montar a sua construtora em pouco tempo, com a ajuda de profissionais da contabilidade especializados no setor de construção civil.
Vamos começar?
O primeiro passo é saber exatamente que tipo de negócio você quer abrir
Existem centenas de outras construtoras por aí, por que a sua será diferente de cada uma delas?
Um ponto importantíssimo sobre qualquer negócio que você planeje abrir é pensar em um diferencial.
Quando não existe absolutamente nada único que separa você dos seus concorrentes, fica difícil se sobressair, e o resultado disso é você ter mais uma construtora que depende de indicações e que não consegue se promover com uma força própria.
Escolher um nome, desenvolver uma marca… Tudo isso depende da compreensão que você tem sobre o seu público-alvo, como eles enxergam empresas como a sua.
Por isso, investigue o mercado e certifique-se de tomar um posicionamento que vá de encontro com os interesses dos clientes que você quer adquirir, pois não adianta posicionar-se como uma construtora AAA para atender o público B ou C.
Essa escolha tem relação direta com o porte da sua nova empresa, que por sua vez, influenciará na escolha do regime tributário.
Atualmente, temos 3 regimes tributários em vigência no Brasil:
- Lucro Presumido;
- Lucro Real;
- Simples Nacional.
Não basta simplesmente escolher, já que vários fatores influenciam na opção. Outro ponto importante: um contador especializado te ajudará a pagar o mínimo possível de impostos, para que você possa economizar e se manter dentro da lei.
Escolha o estabelecimento correto
Entendendo o tipo de construtora que você quer abrir e o público que irá atingir, será a hora de escolher um estabelecimento que atenda essas necessidades e cumpra as suas expectativas e as dos seus clientes.
Para isso, não esqueça de verificar se a Prefeitura autoriza a operação de uma construtora no local que você deseja trabalhar, pois você precisará dessa autorização!
Prepare a documentação
O processo de abrir uma empresa pode ser burocrático! E não poderíamos falar sobre como abrir uma construtora sem citarmos os documentos necessários.
Confira, abaixo, a lista do que você precisará fazer:’
- Contrato social.
- Obtenção do CNPJ.
- Inscrições estadual e municipal.
- Alvará de funcionamento.
- Cadastro na Previdência Social e todos os demais aparatos fiscais.
Novamente, a ajuda de um contador é muito bem-vinda, já que esse profissional te ajudará a obter toda a documentação e a conduzir todos os processos em tempo hábil, possibilitando o início legítimo das operações o mais rápido possível.
Agora que você já sabe como abrir uma construtora, entre em contato conosco e vamos, juntos, abrir sua nova empresa!