Se você decidiu abrir uma clínica de fonoaudiologia, deve definir se irá trabalhar como pessoa física ou jurídica. Uma boa contabilidade pode te ajudar simulando os dois cenários e indicando qual a melhor opção para o seu negócio.
Se optar por constituir uma pessoa jurídica, é necessário abrir um CNPJ. Só a partir dessa abertura a empresa existe para o governo e demais entidades. Entenda com esse texto o que é CNPJ, qual a sua importância e como abrir um CNPJ para sua clínica de fonoaudiologia.
Boa leitura!
O que é CNPJ e para que serve?
CNPJ é a sigla para Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Assim como as pessoas físicas têm o CPF, as empresas têm o CNPJ. É um número de registro e identificação, composto por 14 dígitos e fornecido pela Receita Federal do Brasil.
Através desse número, é possível consultar os dados cadastrais da empresa, como:
- razão social;
- atividade;
- endereço;
- data de abertura;
- período de atividade;
- o porte da empresa (microempresa, empresa de pequeno porte ou demais); e
- quadro societário.
O CNPJ é necessário para emissão de notas fiscais, contratação de funcionários, abertura de conta corrente, solicitação de empréstimos e contratos em geral. Além disso, uma empresa regularmente constituída transmite maior credibilidade a possíveis clientes e fornecedores.
Agora, veja como abrir um CNPJ para clínica de fonoaudiologia.
Como abrir um CNPJ para clínica de fonoaudiologia
Para abrir um CNPJ para clínica de fonoaudiologia é necessário, primeiramente, verificar junto a Prefeitura do seu município se é permitido o funcionamento da clínica no local desejado e se já existe alguma empresa registrada com o nome escolhido. É a chamada consulta prévia.
Após o deferimento dessa consulta, deve-se elaborar o contrato social e registrá-lo junto ao Cartório de Registro ou Junta Comercial do seu estado. Nele são definidos o nome, endereço, atividades, capital social e quadro societário, dentre outros.
Logo após a realização desse processo, deve ser feito o Cadastro Sincronizado Nacional, através do Portal Redesim, disponibilizado pelo Governo Federal. Nele devem ser preenchidas as mesmas informações definidas em contrato, que são recebidas e processadas pelos entes das esferas federais, estaduais e municipais que participam do projeto.
Assim, em várias cidades do país, após o deferimento do Cadastro Sincronizado, já serão gerados automaticamente o CNPJ e a Inscrição Municipal da sua clínica.
Outras licenças necessárias para clínicas de fonoaudiologia
Após abrir CNPJ para clínica de fonoaudiologia, deve-se solicitar também o Alvará de Localização e Funcionamento e o Alvará de Autorização Sanitária. Para isso, é necessário que a localização e a estrutura do estabelecimento estejam de acordo com as normas da Prefeitura e da Vigilância Sanitária.
Para o exercício da atividade, além do seu registro profissional, a clínica também deve ser registrada no Conselho Regional de Fonoaudiologia da sua região e manter o seu cadastro regular perante a ele.
Como vimos, abrir um CNPJ para clínica de fonoaudiologia é um processo feito em várias etapas e, por isso, recomenda-se que seja feita com a ajuda de um contador. Contar com essa assistência garante que o processo ocorra de forma mais tranquila e rápida, sobrando mais tempo para que você possa se dedicar a estruturação da clínica.
Precisa de ajuda para abrir CNPJ para clínica de fonoaudiologia? Entre em contato com a gente!
Vai ser um grande prazer poder ajudar!