Contabilidade para Clínicas Médicas
CNPJ para Clínicas, Consultórios e Liberais – Como emitir?
CNPJ para Clínicas, Consultórios e Liberais – Como emitir?
Um Nascimento Saudável Evita Problemas Sérios Nos Primeiros Anos De Vida – Estamos Falando Da Sua Empresa!
Um simples erro na emissão do seu CNPJ e escolha do modelo empresarial para sua empresa da área da saúde pode custar anos de recuperação!
Com o momento de crise que vivemos, um setor que vem ganhando força e apoio não somente da sociedade como também do próprio Governo é o da saúde.
Não é nenhuma surpresa para você destacarmos que toda ajuda é mais do que bem-vinda.
E isso não aplica somente aos profissionais que atuam diretamente no combate ao COVID-19, mas sim, a todas as demais áreas, que continuam sendo essenciais à plena saúde do país.
Portanto, se você chegou à essa publicação com a dúvida de abrir um negócio na área da saúde ou não, logo de cara te incentivamos:
“Faça!”
Porém, como profissionais especializados nesse setor, sabemos que nem tudo é tão simples assim – é preciso ter cautela, ainda mais no momento de abertura do seu negócio!
E é justamente com esse propósito – trazer orientação para que você emita o seu CNPJ e abra o seu negócio com segurança e efetividade – que preparamos esta publicação!
Assim, você auxilia o país neste momento tão turbulento, contando com a autonomia que o seu negócio te oferece, e ainda se livra de problemas a longo prazo.
E por falar se livrar de problemas a longo prazo…
Seja cirúrgico(a) ao emitir um CNPJ e começar um negócio na área da saúde
Antes de revelarmos a você os tipos empresariais elegíveis à sua atuação, vamos, primeiro, compreender a importância de emitir um CNPJ e abrir uma empresa com planejamento.
Bom, como você deve saber, o cuidado e dedicação em uma operação são cruciais para a saúde de um paciente, a longo prazo.
Um erro, por menor que seja, pode custar muito a pessoa operada e não é justo culpar o profissional sem analisar os inúmeros fatores que o influenciaram – até mesmo o risco da operação entra nessa conta.
Mas, uma verdade é que:
Quanto maior for o preparo do profissional, melhor ele está indicado para a realização da operação e mais positivas são as probabilidades de sucesso!
E, encarando o exemplo acima como a abertura do seu negócio, as condições são as mesmas!
A partir do momento que o profissional tenha concluído os seus estudos, adquirido qualificações e se apresenta apto para a realização de tal operação, qualquer contador pode realizar a abertura da sua empresa.
No entanto, preparo, dedicação e especialidade são fatores determinantes para o crescimento das suas probabilidades de sucesso.
O processo para emissão do CNPJ
Em suma, o processo de emissão de CNPJ é simples, basta definir as informações que você já possui sobre o seu negócio e formalizá-las.
Para isso, você precisará:
- Definir o seu CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica) – a sua atividade exercida;
- Definir o seu Regime Tributário – que irá determinar a sua carga tributária;
- Realizar o registro junto à Receita Federal.
Em poucos dias, o CNPJ será emitido e válido em todo o território nacional.
Contudo, como estamos destacando ao longo deste texto, um simples erro em algum desses processos pode te custar um ano inteiro de incoerências fiscais e impostos mais caros do que o necessário.
E acreditamos que não seja isso o que você procura.
Os tipos de empresas elegíveis à área da saúde
Entendida a importância de contar com especialistas no processo de abertura da sua empresa na área da saúde e como é o processo de abertura de um CNPJ, vamos saber quais são os tipos de empresa que você pode optar para começar o seu negócio.
Microempresa (ME)
A microempresa pode ter um faturamento anual máximo de R$ 360 mil, como o nome diz, é um tipo de empresa destinado aos micronegócios.
Sendo assim, com base na sua projeção de faturamento, vale a pena optar por esse tipo de empresa, visto suas facilidades de regularização.
Empresário Individual (EI)
O empresário individual – não confundir com Microempresário Individual (MEI), que não se aplica à maioria das atividades da área da saúde – é o profissional que tem CNPJ, mas não é visto como pessoa jurídica.
Ou seja, é uma pessoa física, que não é sócia em outra empresa, que possui o CNPJ e ainda tem que recolher seus impostos com base na DIRPF (Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física).
Empresário Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)
Como solução tributária para o caso anterior, o EI, temos o EIRELI, onde o empresário se mantém único (individual), mas seus bens pessoais são separados dos bens jurídicos.
Assim, seus impostos são apurados de acordo com a empresa e, caso haja alguma ação judicial, por exemplo, quem sofre é a empresa e não o empresário.
Contudo, isso tem um preço, um capital social mínimo de 100 salários mínimos – requisito inexistente na opção anterior.
Portanto, a melhor escolha fica a critério de uma análise precisa.
Sociedade Limitada (Ltda)
Já a sociedade limitada é constituída por dois ou mais sócios que, por meio de um contrato social, definem a sua participação, responsabilidades e retorno sobre a empresa.
Sociedade Anônima (S.A.)
E, por fim, a sociedade anônima é similar à sociedade limitada, só que os sócios assumem a posição de acionistas e ela pode ser categorizada em:
- Capital fechado, ficando entre os sócios a gestão e participação; ou
- Capital aberto, onde as ações são negociadas na Bolsa por outros acionistas.
Conte com um especialista cirúrgico
Portanto, como visto ao longo deste texto, a presença de um verdadeiro especialista em seu negócio faz toda a diferença para o seu sucesso.
Desse modo, acesse esta página agora mesmo e descubra tudo o que nossos especialistas podem fazer pela abertura do seu negócio da área da saúde: Contabilidade para Médicos e Dentistas em São Paulo.
Emita seu CNPJ com segurança em poucos dias!