Acabe Com Suas Dúvidas Sobre Como Calcular Impostos Da Sua Clínica Médica E Não Pague Mais Tributos Do Que Realmente Deve!
Saber como calcular impostos pode ser um grande desafio, porém, entendendo alguns conceitos, você garante a assertividade necessária para não pagar tributos em demasia!
Realizar a gestão de uma clínica médica em período de crise é algo ainda mais desafiador. Afinal, por mais que a todo momento a área da saúde seja importante, agora, os cuidados precisam ser redobrados e, com certeza, a busca por médicos aumentou.
Com tudo isso, como estão os números da sua clínica?
Claro que seu foco está nas vidas e em mantê-las sadias, porém, para o funcionamento da sua clínica, não tem como fugir de questionamentos como esse.
Entretanto, nosso papel aqui hoje é te auxiliar a se organizar e entender como calcular impostos da sua clínica, viabilizando assim melhores escolhas, planejamentos e evitando o pagamento em demasia de tributações!
Para isso, mais do que te apresentar fórmulas, vamos apresentar o que gera o valor dos impostos da sua clínica e, por fim, te dar a solução para nunca mais ter problemas com essa responsabilidade.
Os regimes tributários
Bom, os impostos com os quais você precisa arcar estão intrinsecamente ligados ao regime tributário que a sua clínica médica está enquadrada.
Os regimes que você pode escolher são três:
- Lucro Presumido;
- Lucro Real; e
- Simples Nacional.
Cada um deles possui uma série de especificidades e características relacionadas ao faturamento, à forma de arrecadar os impostos e ao valor das alíquotas.
E todos esses pontos influenciam na hora de calcular impostos da sua clínica.
Portanto, dos três regimes tributários apresentados, o que é, em muitos casos, o mais simples de se lidar é o próprio Simples Nacional, que arrecada todos os principais impostos em uma única guia, chamada de DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
Entretanto, o limite de faturamento é baixo, sendo de R$ 4,8 milhões ao ano. Ou seja, ainda que seja atrativo pela simplicidade, nem sempre pode ser o optado e é preciso ter muita atenção para que impostos não sejam pagos duas vezes.
Quais impostos são cobrados?
Temos alguns impostos que são cobrados, de forma geral, nas clínicas médicas, sendo eles:
- IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica (cobrado, geralmente, 15% do lucro da clínica, porém, pode sofrer variações de acordo com o regime tributário);
- CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
- COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social;
- PIS – Programa de Integração Social; entre outros que estão relacionados a folha de pagamento dos colaboradores.
Como evidenciamos anteriormente, a forma de calcular impostos está ligada ao regime tributário e, consequentemente, ao faturamento da empresa.
Garanta plena conformidade ao calcular impostos!
A realidade é que calcular impostos é uma tarefa que exige muita atenção com cada detalhe, ou seja, demanda tempo e expertise de profissionais habilitados para isso.
Sendo assim, conte conosco para garantir a saúde financeira e a conformidade com impostos que sua clínica precisa para funcionar com segurança!
Nossa equipe é composta por especialistas em contabilidade para clínicas médicas e podemos cuidar para que tudo seja realizado de forma impecável para você.