Contabilidade para Advogados
Suspensão dos prazos judiciais: o que você precisa saber
Fique atento(a) com a suspensão dos prazos judiciais e preze por um escritório de advocacia sempre em dia com os seus clientes
Fique por dentro da suspensão dos prazos judiciais e mantenha os seus clientes bem informados
As rotinas de um escritório de advocacia costumam ser bastante agitadas e você, advogado(a), sabe muito bem disso.
Afinal, você tem uma série de obrigações a cumprir, uma série de processos para analisar e a responsabilidade de dar o seu melhor para resolver a situação de cada cliente da melhor forma possível.
Em meio a tudo isso existem aspectos relevantes no dia a dia, como, por exemplo, a atenção aos prazos estipulados pela justiça – a sua organização precisa estar impecável para que você esteja em dia com esses prazos.
Pois bem, hoje iremos falar sobre algo muito importante, que teve forte influência da situação de pandemia de covid-19 a qual nós vivemos atualmente: a suspensão de prazos judiciais.
Então, muita atenção aos tópicos subsequentes para entender os desdobramentos e como proceder diante dessa suspensão.
Entenda a suspensão de prazos judiciais
Em março de 2020 foi disponibilizada, no Diário de Justiça, a Resolução 313, que trata da suspensão dos prazos judiciais por conta da pandemia de coronavírus.
Como ainda estamos em uma situação de isolamento social e algumas cidades brasileiras – inclusive – retomaram medidas mais rígidas como o lockdown, os tribunais superiores, através do bom senso, mantiveram a suspensão dos prazos judiciais por tempo indeterminado, até que a situação esteja efetivamente controlada.
Vale ressaltar que os prazos eletrônicos na grande maioria das cidades brasileiras estão ativos, porém o grande desafio é com relação aos processos físicos, que não têm data para voltar.
Portanto, você, advogado(a), precisa estar atento(a) aos seguintes aspectos:
- Entender o desdobramento dos prazos de cada processo do seu escritório;
- Acompanhar as notícias dos tribunais;
- Acompanhar as notícias da pandemia;
- Detalhar os processos e prazos em planilhas ou em um sistema;
- Informar os acontecimentos aos seus clientes.
Ficar alheio (a)a tudo o que está acontecendo no mundo pode representar algum prejuízo para você e os seus próprios clientes, até mesmo porque a via eletrônica está ocorrendo normalmente e em algum momento você pode não se atentar a isso e perder algum prazo.
Priorize a sua contabilidade
Uma organização impecável do seu escritório de advocacia não deve ser somente com relação aos processos judiciais os quais você representa os seus clientes.
Afinal de contas, você também tem as suas próprias obrigações a cumprir para manter a conformidade do seu negócio.
Ter bons aliados para cuidar da sua contabilidade é não ter dor de cabeça com possíveis erros e inconstâncias contábeis que podem representar problemas no futuro.
Então, se você ainda não tem um contador cuidando de todos esses pormenores, é hora de repensar.
Conte com a Fiscon e Prosper!
Nós, da Fiscon e Prosper, somos uma contabilidade especializada em escritórios de advocacia e sempre pronta para ajudar advogados como você a ter uma gestão impecável das suas demandas contábeis.
Conosco, você conta com os mais variados serviços contábeis, como: abertura e legalização de empresas, planejamento tributário, folha de pagamento, fluxo de caixa, dentre outros.
Portanto, não hesite em nos contatar para saber maiores detalhes dos nossos serviços de excelência, bastando apenas clicar no ícone do WhatsApp que está logo abaixo.
QUERO OBTER O SUCESSO EM MEU CONSULTÓRIO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA!