Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

    Sociedade coletiva: de que você precisa saber?

    Aprenda Agora Mesmo O Que E Sociedade Coletiva Blog - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - Sociedade coletiva: de que você precisa saber?

    Aprenda o que é Sociedade Coletiva

    Entenda mais detalhes sobre a sociedade coletiva na área da advocacia e evite dúvidas relacionadas ao assunto. Confira todas as informações no decorrer deste artigo!

    Sabemos que a área da advocacia, além de muito concorrida, possui diversas categorias pelas quais você, advogado, precisa estar ciente para não cometer erros na hora de considerar algumas questões para o seu escritório.

    Sendo assim, é determinante que se entenda os tipos de sociedade disponíveis na hora de atuar com o que tanto se gosta.

    Diante desse cenário, nós, da Fiscon e Prosper, preparamos um conteúdo muito especial para tratar de uma categoria em específico da área do direito.

    Falaremos no decorrer deste artigo sobre o que é uma sociedade coletiva e todas as informações que você, advogado, precisa saber sobre esse tema.

    Portanto, continue conosco e tenha uma ótima leitura!

    Vamos ao que interessa!

    Sociedade coletiva: de que você precisa saber?

    Para que você consiga entender o que é uma sociedade coletiva e todas as suas informações, primeiro é preciso que voltemos a algumas casas.

    Isso porque uma sociedade de advogados possui diversas divisões que, para serem determinadas, se faz necessário entender uma série de fatores, como, por exemplo, as atividades e a área do direito que você atua.

    Sendo assim, é preciso que se entenda melhor sobre os tipos de sociedade.

    Quais são os tipos de sociedade para os advogados?

    O Estatuto da Advocacia e a OAB dispõe, por meio da lei n° 8.906/1994, que os advogados podem se reunir em dois tipos de sociedades.

    Sendo elas a sociedade simples e a sociedade unipessoal.

    Em qual modalidade encontramos a sociedade coletiva?

    A sociedade coletiva, por sua vez, está inserida na opção de sociedade simples, onde se realizam prestações de serviços referentes à advocacia.

    Por sociedade simples, podemos considerar as pessoas jurídicas de direito privado que exercem suas atividades com fins lucrativos, podendo, então, possuir dois ou mais sócios.

    O que significa uma sociedade coletiva na advocacia?

    A sociedade em nome coletivo, conhecida também como sociedade coletiva, é uma subcategoria da sociedade simples.

    Nela, todos os sócios são considerados pessoas físicas e, com isso, todos são considerados responsáveis pelas obrigações sociais.

    Na sociedade coletiva não existe preservação de sócios quando ocorre algum tipo de dano sobre um investimento.

    Ou seja, caso sofra alguma consequência em um negócio, todos os bens, sejam eles do sócio ou de sua família, são colocados em risco.

    Outro fator importante a ser mencionado é que não é possível terceirizar a gestão da sociedade, visto que é necessário adotar firma social.

    Quais os tipos de sociedade em nome coletivo?

    Assim como a sociedade coletiva é uma subcategoria da sociedade simples, também existem outras divisões referentes ao nome coletivo.

    Trata-se da sociedade simples em nome coletivo e da sociedade empresária em nome coletivo.

    Confira, abaixo, alguns detalhes sobre cada uma delas!

    Sociedade simples em nome coletivo

    A sociedade simples em nome coletivo é utilizada para que os profissionais exerçam atividades intelectuais, artísticas ou científicas.

    Ou seja, atividades que não possuem fins lucrativos.

    Esse tipo de sociedade possui algumas diferenças em relação às outras, sendo a principal delas relacionada à proteção da personalíssima.

    Em suma, o credor não pode liquidar a quota do sócio da sociedade.

    Além disso, é necessário seguir uma série de normas que estão ligadas a sua administração.

    Sociedade empresária em nome coletivo

    Por sua vez, a sociedade empresária em nome coletivo tem a finalidade de exercer atividades econômicas que são organizadas para circulação de bens ou serviços no mercado e, consequentemente, obter lucros.

    Ela possui uma vantagem, assim como a sociedade simples em nome coletivo, que está relacionada à manutenção do vínculo de confiança.

    Assim, torna-se possível admitir pedidos de recuperação judicial e, também, referentes à falência.

    Vale salientar que existem alguns pontos comuns entre os tipos de sociedade em nome coletivo, onde o principal deles está relacionado a uma legislação menos intervencionista.

    Dessa maneira, aqueles que possuem envolvimento na sociedade possuem liberdade ampla a fim de estipular regras em relação à administração, convivência e repartição de ganhos.

    Porém, assim como em todas as áreas, existem responsabilidades e exigências, que podem trazer diversas burocracias e complexidades.

    Neste caso, o patrimônio dos sócios está exposto a quaisquer que sejam as cobranças judiciais em caso de dívidas.

    Sendo assim, é fundamental que busque pelo suporte de profissionais capacitados para te orientar da melhor maneira quanto a sociedade coletiva, bem como quais as melhores modalidades a ser escolhida.

    A importância da contabilidade para advogados

    Como pudemos notar, assim como em outros setores, existem diversas questões a serem resolvidas, com burocracias e complicações.

    Além disso, são várias as considerações que precisam ser feitas para que se possa compreender os detalhes referentes às sociedades coletivas.

    Dessa maneira, contar com o suporte contábil é crucial.

    Nós, da Fiscon e Prosper, dispomos de uma contabilidade para advogados e um time de profissionais altamente qualificados para auxiliar da melhor maneira quanto às questões administrativas de sua sociedade.

    Cuidamos de todas as atividades e processos diários para que tenha maior segurança e eficiência, bem como tranquilidade para resolver outras situações consideradas importantes em seu dia a dia.

    Prezamos manter as obrigações tributárias, bem como tudo o que envolve as finanças, em boas condições, a fim de possibilitar melhores resultados.

    Oferecemos, também, diversos relatórios com dados e informações que facilitam a sua tomada de decisão.

    Portanto, não hesite em procurar por quem entende do assunto!

    Conte com o suporte dos nossos profissionais

    Somos uma contabilidade que presta serviços contábeis de excelência há mais de 32 anos.

    Nossos profissionais são especialistas nas áreas contábil, tributária, trabalhista, societária e jurídica, além de contar com recursos tecnológicos que possibilitam encontrar as melhores estratégias e soluções, visando oferecer maior agilidade e eficiência.

    Portanto, conte com nossa contabilidade para advogados e tenha cada vez mais sucesso no mercado.

    Entre em contato conosco agora mesmo, estamos aguardando por você!

    Clique aqui e conte com a Fiscon e Prosper para auxiliar na gestão de sua sociedade!

    Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Fiscon & Prosper Associados.

    Contamos com uma vasta experiência no mercado, sempre prezando pela excelência na prestação de seus serviços e conquistando a satisfação e a confiança dos clientes.

    Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

    5/5 - (1 vote)
    5 1 vote
    Article Rating

    Compartilhe nas redes!

    Summary
    Sociedade coletiva: de que você precisa saber?
    Article Name
    Sociedade coletiva: de que você precisa saber?
    Description
    Entenda mais detalhes sobre a sociedade coletiva na área da advocacia e evite dúvidas relacionadas ao assunto.
    Author
    Publisher Name
    Fiscon & Prosper
    Publisher Logo

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você!
      Neste artigo, leia sobre o 5G e de que forma…