Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

    Saiba tudo sobre a restituição via PIX

    O Guia Que Voce Precisa Sobre A Restituicao Via Pix Blog - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - Saiba tudo sobre a restituição via PIX

    Tudo o que você precisa saber sobre a restituição via PIX

    Entenda como a restituição via PIX funciona e aproveite essa facilidade

    Em 2022, em comemoração aos 100 anos de Imposto de Renda, a Receita Federal apresentou mudanças na declaração do IR com o objetivo de trazer mais facilidade para os contribuintes.

    Uma dessas mudanças foi em relação ao recebimento da restituição do Imposto de Renda, que passou a utilizar o PIX como uma das formas de recebimento.

    Mas você sabe, de fato, como funciona a restituição via PIX? No artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

    Acompanhe!

    O que é a restituição via PIX?

    A restituição do Imposto de Renda consiste na devolução dos valores desse tributo que o contribuinte pagou a mais durante o ano-calendário. Na hora da declaração, ao ser informado todos os dados necessários, o próprio sistema fará o cálculo, considerando as despesas dedutíveis e os valores retidos na fonte durante o ano anterior e apresentará, caso você tenha direito, a informação de que há valores a serem restituídos.

    Dessa forma, a restituição via PIX é o recebimento desses valores de IR pagos a mais através do modelo de pagamento instantâneo, PIX.

    Veja também:

    Como receber a restituição via PIX?

    Com as novas regras para declaração do IR, que começaram a valer em 2022, passou a ser possível receber a restituição do Imposto de Renda via PIX. Contudo, para utilizar essa forma de recebimento, a chave PIX precisa ser o CPF do contribuinte titular da declaração. Então fique atento, pois não será possível informar outras chaves, como o telefone, e-mail ou chaves aleatórias.

    A forma de recebimento da restituição via PIX, porém, não implica na exclusão das outras formas de recebimento. Dessa forma, o contribuinte passa a ter mais opções para restituição, sendo elas: Conta corrente, conta poupança, conta de pagamento e o PIX.

    Vale ressaltar ainda que o PIX também passou a ser aceito como forma de pagamento do DARF, que passará a ser emitido também com o QR Code para o pagamento via PIX. 

    Quando receber a restituição do Imposto de Renda via PIX?

    A restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2022 será efetuada em 5 lotes, seguindo o cronograma a seguir:

    • 1º lote: 31 de maio de 2022;
    • 2º lote: 30 de junho de 2022;
    • 3º lote: 29 de julho de 2022;
    • 4º lote: 31 de agosto de 2022;
    • 5º lote: 30 de setembro de 2022.

    Para saber mais sobre a restituição via PIX e as novas regras o IR, acesse o link abaixo:

    Quem tem direito à restituição via pix?

    Regra geral, quem pagou mais imposto do que deveria tem direito a restituição do IR. Dessa forma, profissionais CLT que ganhem a partir R$1.903,99 por mês e que, consequentemente, tenham valores retidos na fonte, bem como profissionais autônomos e profissionais liberais que também precisam pagar o IR, podem ter direito à restituição.

    Além dos impostos pagos a mais e que foram retidos na fonte, também se faz necessário considerar os gastos dedutíveis declarados pelo contribuinte.

    Dessa forma, para ter direito à restituição, é necessário que você declare o Imposto de Renda corretamente e dentro do prazo. 

    A declaração do Imposto de Renda 2022 já começou e seguirá até o dia 29 de abril de 2022, então comece já a se preparar. Nós podemos ajudar você!

    Evite problemas com a declaração do IR e garanta a sua restituição com a Fiscon & Prosper!

    Nós, da Fiscon & Prosper Associados, somos especialistas em Imposto de Renda e vamos prestar o suporte necessário para que a sua declaração seja enviada dentro do prazo e de forma devida, com todos os dados necessários informados corretamente.

    Conosco, você não terá problemas com a burocracia e nem com a Receita Federal, pois cuidaremos de todo o processo de declaração por você.

    Assim, você terá maior segurança e garantia de que todos os dados foram informados corretamente para que, caso tenha direito, você possa receber a sua restituição via PIX.

    Então não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo!

    DECLARE SEU IR CORRETAMENTE E RECEBA A SUA RESTITUIÇÃO SEM PROBLEMAS!

    Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Fiscon & Prosper Associados.

    Contamos com uma vasta experiência no mercado, sempre prezando pela excelência na prestação de seus serviços e conquistando a satisfação e a confiança dos clientes.

    Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

    5/5 - (1 vote)
    0 0 votes
    Article Rating

    Compartilhe nas redes!

    Summary
    Saiba tudo sobre a restituição via PIX
    Article Name
    Saiba tudo sobre a restituição via PIX
    Description
    Você sabia que agora pode receber a sua restituição via PIX? Leia o nosso artigo e saiba tudo sobre o assunto!
    Author
    Publisher Name
    FISCON CONSULTORIA TRIBUTARIA
    Publisher Logo

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você!
      Portaria dos ministérios da Saúde e do Trabalho determina a…