Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

    Respeitamos sua privacidade. Não enviamos SPAM.

    Saiba o que é o DP e suas principais atribuições nas empresas!

    Saiba O Que E Dp E Suas Principais Atribuicoes Nas Empresas (1) - Abrir Empresa Simples - Saiba o que é o DP e suas principais atribuições nas empresas!

    Departamento Pessoal: Conheça as principais tarefas dessa área

    No conteúdo de hoje vamos esclarecer quais as principais tarefas do DP (Departamento Pessoal).

    Acompanhe.

    O que é Departamento Pessoal?

    Esta área tem o objetivo de analisar assuntos burocráticos sobre os funcionários de uma empresa.

    Ou seja, o  departamento pessoal é um setor que cuida das funções relevantes para o funcionamento operacional das atividades.

    Leis trabalhistas 

    Esta área precisa estar por dentro de toda e qualquer mudança na empresa, além de ser primordial conhecer as Leis Trabalhistas, principalmente as que estão regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

    Em casos de ações judiciais na empresa, o departamento pessoal pode atuar como representante da empresa.

    Contratação de um funcionário 

    Uma empresa quando faz a contratação  de um funcionário novo, resulta em várias atividades, sendo:

    • Registro da atividade na carteira de trabalho;
    • Confecções, liberações do crachá, entre outros.

    Todo esse processo de contratação no começo é realizado pelo Departamento Pessoal.

    Salário 

    O Departamento Pessoal também é responsável por realizar os cálculos que são referentes ao salário do funcionário, juntamente com os benefícios oferecidos pela empresa

    Férias laborais 

    As férias também são função do Departamento Pessoal, para que o funcionário faça o pedido das suas férias é necessário informar ao DP com antecedência.

    Frequência do funcionário 

    Muitas empresas optam pelo controle de pontos, isso faz com o que o colaborador cumpra rigorosamente seu horário de entrada e saída todos os dias e o responsável por averiguar isto é o DP.

    Demissão de funcionários 

    Quando um colaborador é desligado da empresa, o DP fica responsável por organizar todo o processo de desligamento, com o objetivo de assegurar que as leis trabalhistas sejam cumpridas na prática.

    Fonte: Jornal Contábil

    PARA MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO CONOSCO

    Classifique nosso post

    Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Fiscon & Prosper Associados.

    Contamos com uma vasta experiência no mercado, sempre prezando pela excelência na prestação de seus serviços e conquistando a satisfação e a confiança dos clientes.

    Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

    0 0 votes
    Article Rating

    Compartilhe nas redes!

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest

      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você!
      O aviso prévio indenizado acontece quando um trabalhador de uma…