Gestão financeira
Saiba como fazer uma gestão de cobrança eficaz para sua empresa.
Realizar a gestão de cobranças evita a inadimplência dos clientes, algo que pode gerar problemas financeiros às empresas. Neste artigo, você vai aprender como aplicá-la no seu negócio.
Aprenda a executar uma gestão de cobrança para sua empresa
A gestão de cobranças é uma tarefa delicada e fundamental que precisa ser feita pelo setor financeiro, pois a inadimplência dos clientes afeta negativamente as finanças das empresas.
Veja agora mesmo como fazer uma boa gestão de cobranças para deixar seu negócio livre de problemas financeiros. Continue a leitura!
Gestão de cobranças: 10 etapas para começar
1. Organização do setor financeiro
Organizar o setor de contas a receber é fundamental.
É necessário que os colabores do setor financeiro executem as tarefas com mais produtividade
Para isso, organize as tarefas e priorize quais são as demandas que precisam ser executadas com urgência.
2. Faça abordagens efetivas!
Para que seja feita uma gestão de cobranças eficientes, deve ser criado métodos de abordagens preventivas.
Para aumentar a efetividade da abordagem, programe datas para iniciar essa tarefa, e lembre que o tom deve ser amigável.
3. Garanta uma abordagem padronizada!
Capacite os funcionários responsáveis pela abordagem para realizar um atendimento adequado e respeitoso aos clientes.
Isso é crucial para garantir um bom relacionamento com os clientes e aumentar a taxa de retorno deles para realizar o pagamento.
4. Personalize as cobranças!
É crucial renegociar constantemente, usando como base a situação e o perfil de cada cliente. Então, busque técnicas de renegociação para o setor financeiro.
5. Simplifique as formas de pagamento!
Cada cliente tem suas preferências na hora de realizar um pagamento. Ofereça várias opções, como boleto, cartão de crédito e débito.
6. Aplique a régua de cobrança!
A régua de cobrança é uma técnica responsável por definir qual ação é mais eficiente para evitar inadimplência a cada pós-compra dos clientes.
Com isso, o formato de mensagem mais adequado será enviado para eles.
7. Personalize o atendimento!
Para garantir um bom relacionamento com os clientes, determine os padrões comportamentais deles. Para isso, utilize os dados do Business Intelligence.
8. Elabore metas para a gestão de cobranças!
Todo setor precisa de metas, e no setor financeiro não é diferente.
Ter metas é fundamental para que o desempenho do setor de contas a pagar seja avaliado, assim como a eficiência operacional e a satisfação do cliente.
9. Realize a gravação das chamadas!
É fundamental gravar todas as chamadas e registrar as telas das renegociações. Com isso, tudo o que foi dito durante as gravações será formalizado. Desse modo, a empresa evitará qualquer desentendimento que possa gerar um processo judicial.
10. Faça um resumo da negociação!
É indispensável resumir tudo o que foi negociado a fim de facilitar o entendimento sobre a quitação. Isso pode incentivar o cliente a se comprometer a resolver a inadimplência.
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Como você viu ao longo do texto, executar uma boa gestão de cobranças pode evitar a inadimplência de clientes.
Além disso, contar com o suporte de um profissional contábil pode garantir uma maior organização e controle financeiro, traçando metas e estratégias assertivas para uma gestão de cobrança eficiente, assim como para um planejamento financeiro de sucesso.
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