Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

    Regime tributário – Descubra qual se adequa à sua clínica médica e entenda como isso pode impactar nos gastos

    Regime Tributario Qual Se Adequa A Minha Clinica Medica - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - Regime tributário – Descubra qual se adequa à sua clínica médica e entenda como isso pode impactar nos gastos

    Falar em regime tributário pode não ser a preferência de profissionais da área médica. No entanto, essa discussão é muito importante, principalmente do ponto de vista gerencial.

    A escolha do melhor regime tributário para a sua clínica médica tem mais impacto no sucesso da sua trajetória profissional do que pensa. Afinal, a escolha do regime traça os passos que você precisará dar ao recolher tributos.

    Não sabe quais são os regimes tributários existentes e não faz ideia de qual deles é o mais indicado para clínicas médicas? Então acompanhe o artigo de hoje e saiba mais!

    Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados

    Tipos de regime tributário

    As pessoas jurídicas brasileiras devem seguir um dos três regimes tributários existentes. Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Cada um deles possui características distintas e incide impostos de uma maneira diferente.

    No Lucro Real, a tributação é realizada sob o valor real do lucro líquido, nem um centavo a menos ou a mais. Sendo assim, temos ainda mais flexibilidade na incidência de impostos. Se lucra mais, paga mais impostos. Apesar disso, o empresário fica isento do imposto caso seu negócio tenha prejuízo em determinado exercício.

    No Lucro Presumido, a incidência de impostos ocorre sobre uma margem específica, que varia dependendo do segmento da empresa. Trata-se de um recolhimento um pouco mais simples do que o Lucro Real, porém, igualmente arriscado. Caso você lucre menos do que margem fixa, terá de arcar com o mesmo valor de impostos, o que pode não ser vantajoso. 

    Medicos Em Sao Paulo - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - Contabilidade para Médicos e Dentistas em São Paulo

    Já no Simples Nacional, a tributação é muito mais simplificada. Não é a toa que se trata do regime tributário mais viável. No entanto, para aderir ao Simples, a empresa deve faturar, no máximo, R$ 4.8 milhões ao ano. A grande vantagem do Simples Nacional, além da tributação, é o método de recolhimento simplificado: todos os impostos são recolhidos em guia única. 

    Qual o melhor regime tributário para clínicas médicas?

    Antes de entender qual regime tributário escolher para a sua clínica, é interessante saber quais impostos relacionam-se a este nicho. Em suma, ao abrir uma clínica médica, o profissional deverá recolher os seguintes impostos:

    • Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
    • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
    • Programa de Integração Social (PIS);
    • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
    • Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS).

    Vale destacar que a incidência dos impostos mencionados depende totalmente do tipo de regime tributário. Além disso, também é considerado o local onde a clínica médica está localizada, bem como seus níveis de faturamento.

    Se você optou por não prestar serviços médicos como Pessoa Física, adotar um regime tributário ideal é uma tarefa obrigatória. Seguindo o limite de faturamento e a facilidade na gestão tributária, o Simples Nacional tende a ser o melhor regime para clínicas médicas.

    No entanto, para que o recolhimento de impostos seja assertivo e impacte o mínimo possível as finanças do consultório, é recomendado buscar um suporte contábil capaz de direcionar sobre as melhores escolhas e práticas contábeis!

    E então, compreendeu melhor a importância de definir o melhor regime tributário para sua clínica? Se tiver qualquer dúvida, não hesite em nos contatar!

    Até mais!

    Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Fiscon & Prosper Associados.

    Contamos com uma vasta experiência no mercado, sempre prezando pela excelência na prestação de seus serviços e conquistando a satisfação e a confiança dos clientes.

    Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

    0 0 votes
    Article Rating
    Summary
    Regime tributário - Qual se adequa à minha clínica médica?
    Article Name
    Regime tributário - Qual se adequa à minha clínica médica?
    Description
    A escolha do melhor regime tributário para a sua clínica médica tem mais impacto no sucesso da sua trajetória profissional do que pensa. Afinal, a escolha do regime traça os passos que você precisará dar ao recolher tributos. Não sabe quais são os regimes tributários existentes e não faz ideia de qual deles é o mais indicado para clínicas médicas? Então acompanhe o artigo de hoje e saiba mais!
    Author
    Publisher Name
    Fiscon & Prosper
    Publisher Logo

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você!
      Um dos pontos fundamentais em uma empresa é o controle…