Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

    Profissional Liberal x Pessoa Jurídica – Descubra qual a melhor alternativa para arquitetos!

    Profissional Liberal X Pessoa Juridica Qual A Melhor Para Arquitetos - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - Profissional Liberal x Pessoa Jurídica – Descubra qual a melhor alternativa para arquitetos!

    Entenda as vantagens e desvantagens que permeiam a atuação de um arquiteto nas modalidades de profissional liberal e pessoa jurídica!

    Em um país onde a economia está cada vez mais oscilante, como é o caso do Brasil, cada escolha faz uma enorme diferença no momento de decidir os caminhos para alcançar o sucesso. E, acredite, essa é uma escolha que se faz presente para todos aqueles que decidem empreender, uma vez que esta decisão é fruto dos mais diversos caminhos que o empresário em questão tem tomado.

    Sendo assim, visto que cada caminho deverá abrir uma nova gama de possibilidades, é de extrema importância que você, arquiteto, decida entre atuar como profissional liberal ou pessoa jurídica. Afinal, cada uma dessas vertentes pode trazer os mais diversos resultados e facilitar – ou dificultar – a sua caminhada em busca do sucesso.

    Desta forma, resolvemos preparar este artigo para que você tenha ciência das vantagens e desvantagens de cada uma das opções apresentadas, umas vez que ambas são permitidas ao seu setor de atuação e fazem incidir diferentes obrigações. 

    Contudo, antes de entender as vantagens e desvantagens de cada uma dessas modalidades, é necessário que entenda o que cada uma delas significa no cenário do empreendedorismo.

    E então, vamos lá? 

    Boa leitura!

    Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados

    O que significa ser um Profissional Liberal?

    Profissional liberal é aquele que possui formação e que está apto a trabalhar por conta, em regime CLT, para uma empresa ou prestar serviços para o governo. 

    Engenheiro - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - Contabilidade para Engenheiros, Arquitetos e Empresas em São Paulo

    Contudo, é necessário esclarecer o fato de que tal modalidade não prevê a permissão de trabalho somente àqueles que tenham formação acadêmica, uma vez que todos os que possuam formações técnicas também podem desenvolver e prestar serviços.

    O que significa ser Pessoa Jurídica?

    Pessoa jurídica é toda empresa fundada e representada por indivíduos e com uma função específica, devidamente reconhecida pelo Estado e inscrita no CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Ou seja, pessoa jurídica é toda entidade detentora de direitos e deveres e responde integralmente por seus atos. 

    Agora que entende brevemente tanto o conceito de profissional liberal quanto o conceito de pessoa jurídica, é hora de saber qual dos dois se encaixa melhor à arquitetos.

    Profissional liberal versus Pessoa Jurídica: qual é a melhor escolha para arquitetos?

    Mesmo sendo o profissional liberal comparado a uma empresa, já que possui registro no Conselho de sua categoria – CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) – a carga tributária incidente terá variação de acordo com a modalidade de trabalho. Ou seja, caso o desempenho da função seja em regime CLT, haverá a incidência de impostos como pessoa física, uma vez que o contratante os deverá reter. Além disso, o profissional liberal que atuar em regime de contratação CLT ainda contará com os direitos trabalhistas previstos em na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

    Já como pessoa jurídica, a carga tributária incidente será paga pela empresa que o profissional em questão representa. Sendo assim, suas alíquotas terão variação de acordo com o regime tributário escolhido. 

    Visto isso, é de suma importância ter o apoio de um contador especializado em arquitetos, já que este terá pleno e integral conhecimento sobre cada uma das obrigações equivalentes. 

    E então, o que achou das informações? Interessantes, não é mesmo? 

    Sendo assim, caso precise de auxílio para decidir qual é a melhor opção para você, arquiteto, entre em contato conosco! Será um enorme prazer poder ajudar. 

    0 0 votes
    Article Rating

    Compartilhe nas redes!

    Summary
    Profissional Liberal x Pessoa Jurídica - Qual a melhor para arquitetos?
    Article Name
    Profissional Liberal x Pessoa Jurídica - Qual a melhor para arquitetos?
    Description
    Entenda as vantagens e desvantagens que permeiam a atuação de um arquiteto nas modalidades de profissional liberal e pessoa jurídica!
    Author
    Publisher Name
    Fiscon & Prosper
    Publisher Logo

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você!
      Entenda como a gestão empresarial é a luz que iluminará…