Contabilidade para Advogados
Plano de Crescimento para Escritório de Advocacia – Como fazer?
Reconhecimento, Respeito e Autoridade são apenas algumas consequências de um plano de crescimento para escritórios de advocacia!
Portanto, caso queira entender o passo a passo para otimizar os resultados do seu escritório, entenda, agora mesmo, como elaborar um plano de crescimento eficiente e transformador!
Como profissional do Direito, nós sabemos que o seu objetivo no mercado é manter a ordem e o cumprimento da Lei.
Contudo, sabemos também que, por mais que o seu escritório tenha um intuito completamente diferente das demais empresas e um categorização à parte, ainda assim, é necessário que você tenha alguns cuidados “empresariais” com a sua gestão.
Dessa forma, um desses cuidados é manter o seu negócio em constante crescimento, o que, além de evitar a sua desvalorização com o passar do tempo, ainda permite que os seus retornos – e a sua qualidade de vida – aumentem como fruto de um planejamento eficiente e muito bem elaborado.
Portanto, é com o objetivo de garantir tais retornos a você que, hoje, te apresentamos uma metodologia simples – mas, que pode transformar o seu escritório de advocacia de uma vez por todas – para a aplicação do plano de crescimento…
Mas, antes, vamos entender o que é um plano de crescimento…
O que é um plano de crescimento?
Então, só para esclarecer as coisas, um plano de crescimento, na verdade, é um planejamento que envolve diversas ações com o único objetivo de trazer melhores resultados ao seu negócio – como o nome já indica.
Quando falamos de um escritório de advocacia, por exemplo, existem inúmeros fatores que podem ser melhorados de diferentes formas, mas, o que irá indicar qual é a mais recomendada será o seu objetivo final.
Sendo assim, normalmente, temos duas trilhas a seguir….
As duas trilhas para a aplicação do plano de crescimento em seu escritório de advocacia
Pois bem, como sabemos, um escritório de advocacia segue regras diferentes das demais empresas, sendo assim, o seu plano de crescimento pode ocorrer de uma maneira eficiente das seguintes formas…
1 – União a outro escritório ou aquisição de sócios
Na primeira forma de crescimento, temos a união a outro escritório maior ou, então, a aquisição de novos sócios de peso ou que atendam especialidades que você ainda não tem conhecimento.
Assim, você consegue expandir o seu atendimento e, consequentemente, ganha maior destaque mediante o setor – contudo, é sempre importante se atentar à qualidade da prestação dos seus serviços, afinal, sua reputação deve te preceder.
2 – Aumento e otimização da carteira de clientes
Outro objetivo almejado para o plano de crescimento é a otimização da carteira de clientes, atendendo a boas empresas ou a boas personalidades.
Desse modo, você tem maior renome ao assegurar judicialmente personalidades visadas pelo mercado.
Aplicação do plano de crescimento para escritório de advocacia
Sendo assim, agora que sabemos os dois principais objetivos a serem traçados para o seu crescimento, vamos revelar algumas formas de conseguir alcançá-los:
#1 – Defina a metodologia de expansão
Vistos esses dois objetivos principais – entre tantos outros –, determine qual o melhor para o seu escritório de advocacia.
#2 – Entenda o cenário
Definida a sua metodologia de expansão, avalie o cenário atual do seu escritório e identifique todos os pontos a favor e todos os pontos contra para a aplicação do seu plano de crescimento.
#3 – Planeje suas finanças
Entendida a viabilidade de expansão do escritório por meio da análise do cenário atual, comece a planejar as suas finanças de acordo com o objetivo traçado.
Para isso, faça um levantamento de todas as dívidas atuais e futuras e suas projeções de faturamento – uma boa dica é manter o fluxo de caixa sempre atualizado para a realização de análises como essas.
#4 – Acompanhe seus indicadores financeiros
Com suas finanças organizadas, chega o momento de definir os indicadores financeiros que irão apontar se o seu plano de crescimento está dando certo ou não.
Para isso, elabore um gráfico de acompanhamento, destacando o indicador financeiro selecionado e as demais métricas que influenciam o seu desenvolvimento.
#5 – Elabore e acompanhe o plano de ações
Com as métricas definidas, chega o momento de colocar a mão na massa!
Portanto, realize um plano de ações com datas, responsáveis e setores – dica: utilize um Gráfico de Gantt para ter um melhor acompanhamento.
#6 – Se mantenha em constante revisão
Por fim, sabemos que imprevistos são sempre previstos, sendo assim, se mantenha em constante revisão de todo o processo.
Porém, caso queira ajuda com cada processo da aplicação do plano de expansão, como:
- Elaboração de atualização do fluxo de caixa;
- Definição de indicadores financeiros;
- Planejamento Financeiro; entre outros.
Conte conosco, da Fiscon & Prosper Contabilidade para Advogados, para te ajudar!
Caso queira entender tudo o que podemos fazer por você, acesse esta página agora mesmo: Contabilidade para Advogados em São Paulo.