Saiba quais são as normas para montar um consultório médico que você precisa cumprir!
Conheça as normas para montar um consultório médico e comece seu negócio na área da saúde de forma correta
Montar um consultório médico e atuar na área da saúde não é algo simples, afinal, é preciso muito cuidado com cada mínimo detalhe para que a saúde e bem-estar das pessoas sejam sempre garantidos.
Sendo assim, o processo de abertura de um consultório médico demanda o cumprimento de algumas normas, as quais permitem o funcionamento regular do negócio.
Dessa forma, ao longo deste artigo, falaremos sobre quais são essas normas para montar um consultório médico e te daremos uma dica de ouro para que você não tenha problemas com isso.
Normas para montar um consultório médico – quais são elas?
A abertura de qualquer empresa demanda o cumprimento de uma série de procedimentos que irão garantir o funcionamento regular, e não é diferente com a área da saúde…
O único ponto que é mais destacado na área da saúde é o cuidado com questões sanitárias, afinal, é preciso prezar pelo bem-estar dos pacientes os quais serão atendidos.
Sendo assim, falaremos a seguir sobre quais são as normas para montar um consultório médico que precisam ser cumpridas.
1 – Abertura do CNPJ
Também conhecido como cadastro de pessoa jurídica, é a primeira norma para você, de fato, ter um negócio na área da saúde.
Atuar como pessoa jurídica é o passo inicial para consolidar um consultório médico.
2 – Definição da área de atuação
A área da saúde é muito ampla, sendo que, de acordo com a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, existem 54 categorias.
Sendo assim, é preciso definir em qual o seu consultório irá se enquadrar.
3 – Definição do CNAE
CNAE é a sigla para Cadastro Nacional de Atividades Econômicas, sendo que será algo importante para a tributação do seu negócio.
É necessário definir de acordo com os códigos e especificidades da lista de atividades do IBGE.
4 – Cadastro no CNES
Esse é um cadastro específico para a área da saúde, sendo CNES a sigla para Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
5 – Obtenção de alvarás
São imprescindíveis alguns alvarás para o funcionamento regular de um consultório médico, sendo eles:
- Alvará da vigilância sanitária;
- Certificado de conformidade, obtido com o Corpo de Bombeiros;
- Alvará de funcionamento;
- Certificado de limpeza urbana.
Tenha o suporte de especialistas
Além dessas principais normas que mencionamos, ainda é preciso realizar pontos como:
- Enquadramento tributário;
- Escolha do tipo societário;
- Planejamento financeiro; entre outros.
E tanto para o cumprimento das normas para montar um consultório quanto para esses pontos, ter o suporte de especialistas é de extrema importância.
Com a expertise adequada, você começa da maneira correta, sem dores de cabeça e pronto(a) para atender o máximo de pessoas com excelência.
Conte com a Fiscon e Prosper!
A expertise de profissionais contábeis especializados na área da saúde pode ser vital para que você comece o seu negócio cumprindo com as normas adequadamente, e é exatamente esse suporte que podemos te oferecer.
Entre em contato conosco pelo ícone do WhatsApp e vamos mostrar em detalhes como podemos te ajudar desde o início até a ascensão do seu consultório.
QUERO OBTER O SUCESSO EM MEU CONSULTÓRIO MÉDICO!