Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

Gestão de fluxo de caixa – Como gerir o da sua clínica médica?

Gestao De Fluxo De Caixa Como Gerir O Da Minha Clinica Medica - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - Gestão de fluxo de caixa – Como gerir o da sua clínica médica?

Segundo dados do IBGE, mais de 60% das clínicas médicas encerram suas atividades nos primeiros 5 anos.

Surpreso? Pois é! Muitas vezes, a falta de uma gestão de fluxo de caixa assertiva é um dos motivos da desordem financeira, que resulta no comprometimento das receitas e despesas e, consequentemente, fechamento da clínica médica.

Conhecer exatamente a situação financeira da clínica, visualizando de maneira transparente o quanto entra e o quanto sai de dinheiro em determinados períodos é crucial não somente para a viabilidade do negócio, como também para o planejamento do futuro.

Saiba, agora, como realizar a gestão de fluxo de caixa da sua clínica médica!

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados

Separe as contas pessoais das contas da empresa

Um erro muito comum dos profissionais, sejam estes autônomos ou pessoas jurídicas, é misturar a vida financeira pessoal e profissional. Uma gestão unificada destes números dificulta a análise de faturamentos, investimentos, despesas, etc.

Por isso, opte por manter dois controles separados: um para a pessoa física e outro para a jurídica. Além dos controles distintos, se possível, utilize uma conta bancária para cada situação.

Registre as entradas e saídas de dinheiro da clínica

Através da gestão de fluxo de caixa você registra as entradas e saídas de dinheiro diárias. Tal controle permite melhor controle sobre a vazão dos recursos – que pode prejudicar a sustentabilidade da empresa a médio e longo prazo.

Como entrada podem ser considerados os pagamentos de consultas médicas e autorizações de atendimento via plano de saúde – já que mesmo que o paciente não pague no ato da consulta, o plano de saúde realizará a quitação posteriormente.

Já como saída de dinheiro devem ser englobados pagamentos de aluguel, energia elétrica, água, salários, etc.

Existem no mercado excelentes apps e programas, pagos e gratuitos, que facilitam a tarefa de gerenciamento de finanças. Caso prefira as planilhas, também é possível criar modelos muito funcionais utilizando o Excel. 

Categorize os lançamentos 

A categorização dos lançamentos promove um panorama geral sobre a vida financeira da clínica. Além de visualizar os montantes recebidos e pagos, você consegue identificar qual a origem dos apontamentos.

O ideal é que cada movimentação esteja acompanhada de uma identificação simples. Você pode criar categorias como consulta particular com pagamento em dinheiro, consulta particular com pagamento no crédito/débito, consulta via convênio A, B ou C e procedimento A, B ou C. 

Saiba o que vai pagar e receber no futuro

Ter controle sobre as despesas e receitas futuras da clínica médica é essencial para definir as melhores práticas de negociação junto aos pacientes. Ainda assim, possibilita o planejamento e melhor organização dos recursos financeiros.

Se a clínica realizou 30 atendimentos no mês vigente e todas foram quitadas a prazo, por exemplo, os atendimentos devem ser lançados no mês presente, com o recebimento de valores provisionados para o próximo ciclo.

Para manter a sua clínica médica sustentável e fazer dela um negócio viável, o fluxo de caixa é uma ferramenta primordial. Com um simples controle é possível fazer um raio-x completo das finanças do estabelecimento. 

Você já sabia como efetuar a gestão de fluxo de caixa? Já realizava o gerenciamento das entradas e saídas de dinheiro da sua clínica médica? Gostou das informações que trouxemos? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião conosco!

Compartilhe nas redes!

Summary
Gestão de fluxo de caixa - Como gerir o da minha clínica médica?
Article Name
Gestão de fluxo de caixa - Como gerir o da minha clínica médica?
Description
Segundo dados do IBGE, mais de 60% das clínicas médicas encerram suas atividades nos primeiros 5 anos. Surpreso? Pois é! Muitas vezes, a falta de uma gestão de fluxo de caixa assertiva é um dos motivos da desordem financeira, que resulta no comprometimento das receitas e despesas e, consequentemente, fechamento da clínica médica.
Author
Publisher Name
Fiscon & Prosper
Publisher Logo

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Recomendado só para você!
O Simples Nacional para médicos é a maneira mais fácil…