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Documentos Jurídicos – Quais são e como otimizar a produção?

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Entenda quais são os documentos jurídicos mais comuns dentro de um escritório de advocacia e como você pode otimizar o seu tempo com a confecção deles!

Separamos a definição dos principais documentos jurídicos do seu cotidiano e ainda temos algumas dicas especiais para que você otimize a sua produtividade!

Lidar com o dia a dia de um escritório jurídico não é tarefa fácil…

Além de lidar com uma série de processos, você necessita que tudo esteja em ordem, para que não sejam gerados atrasos e despesas imprevistas para o seu negócio e para os seus clientes.

Sendo assim, como forma de otimizar o seu tempo, mas sem colocar em risco toda a atenção e cuidado que se deve ter com a gestão dos seus processos, separamos algumas dicas para que você elabore seus documentos jurídicos com maestria e eficiência.

Mas, antes de abordarmos esse tópico, vamos, primeiro, entender quais são os documentos jurídicos mais comuns e que você deve se atentar…

Documentos jurídicos comuns em um escritório de advocacia

Contrato Social

Muito utilizado nos escritórios de advocacia civil, o contrato social se trata de um documento que estabelece a relação dos sócios com uma empresa.

Nele, são contidas informações do negócio, da responsabilidade de cada membro da sociedade e de suas contribuições.

Acordo de Confidencialidade ou NDA

Normalmente utilizado entre as empresas que fazem parte de um mercado muito competitivo, onde informações são um bem frágil e precioso, esses acordos são a garantia de que seus ativos estarão protegidos.

O Non-Disclosure Agreement (NDA), ou acordo de confidencialidade, é um documento que garante a proteção das informações de uma empresa.

Contrato de Trabalho

Outro documento jurídico muito comum no dia a dia dos escritórios de advocacia trabalhista é o contrato de trabalho.

Nele, são estabelecidos os direitos e deveres do trabalhador, assegurados perante às leis trabalhistas.

Outros exemplos de documentos jurídicos são:

  • Termo de Uso;
  • Política de Privacidade;
  • Acordo de Acionistas ou Quotistas;
  • Contrato de Prestação de Serviços;
  • Inventário; entre outros.

No entanto, independente da sua área de atuação jurídica, agora, nós vamos aprender como otimizá-los e, assim, garantir mais tempo para você gerir o seu escritório!

Como otimizar a elaboração dos seus documentos jurídicos

Embora muitos advogados pensem em um sistema para escritórios de advocacia, quando falamos em otimizar tarefas, é importante destacar que:

Sem seguir estes princípios, sistema algum irá otimizar a sua produção!

Sendo assim, para que você seja capaz de confeccionar documentos jurídicos com máxima precisão, nós iremos dar algumas dicas que não necessitam de ferramentas, mas de uma mudança na sua organização!

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1 – Reúna todas as informações dos seus clientes em um dossiê

Primeiro de tudo, você deve ter as informações do seu cliente muito bem organizadas em um único documento…

E não estamos falando apenas de nome e dados pessoais!

É muito importante que você tenha um documento que reúna toda as informações do caso e leia-o atentamente antes de pensar em dar início à confecção dos seus documentos jurídicos. 

2 – Junte as informações em uma estrutura básica

Após elaborar o seu dossiê, faça uma estrutura básica para a elaboração do seu documento, respondendo às seguintes perguntas:

  • Qual o objetivo do documento jurídico?
  • Quais sãos os prazos que devem ser especificados?
  • Quais são as penalidades no caso de descumprimento desses prazos?

É claro que cada documento varia, mas você pode mudar essas perguntas ou acrescentar outras, o importante é ter em mente o que fazer, antes de fazer.

3 – Elimine suas distrações – tenha maior produtividade

Esta é uma dica para melhorar o seu aproveitamento…

Em vez de estudar o caso e escrever, estudar o caso e escrever – repetitivamente -, faça apenas anotações do que é preciso conter no seu documento, assim, dê uns 10 minutos de descanso para sua mente e depois volte e escreva todo o documento de uma vez, com as ideias melhor organizadas.

4 – Menos é mais – tenha objetividade!

Por fim, lembre-se da regra de ouro: menos é mais!

É claro que uma linguagem mais sofisticada traz um diferencial para determinados documentos jurídicos, mas é melhor garantir a efetividade da sua ação do que apenas se promover pelo ato.

5 – Tenha mais tempo!

Por fim, o ideal é que você se concentre nos seus serviços e, para isso, você pode contar conosco, da Fiscon & Prosper Contabilidade para Advogados!

Deixe toda a burocracia dos seus processos contábeis e administrativos nas nossas mãos e foque no que realmente importa para a sua gestão.

Portanto, caso queira saber mais sobre os nossos serviços, acesse esta página agora mesmo: Contabilidade para Advogados em São Paulo.

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