Contabilidade para Advogados
Dicas para reduzir a inadimplência em seu escritório de advocacia
Saiba as principais estratégias para reduzir ou até eliminar a inadimplência em seu escritório de advocacia
Veja as ações mais importantes para reduzir a inadimplência, através de uma gestão financeira atuante e efetiva!
A gente entende que o seu escritório de advocacia precisa de muitos clientes, não somente para pagar as contas, mas, também, para atingir o objetivo maior que é o lucro para os sócios.
Até aí tudo bem, mas é necessário adotar medidas, em termos de organização da sua gestão financeira, de modo que você não tenha sérios problemas, como a inadimplência, que será o assunto de hoje neste artigo.
Entendemos que, principalmente por conta desta grave crise financeira a qual estamos passando, as coisas estão difíceis para todo mundo, mas, de qualquer forma, não é justo que você atue com total profissionalismo e excelência e os seus clientes atrasem o pagamento dos seus honorários.
Portanto, iremos falar sobre as medidas mais estratégicas, de modo que você até mesmo venha a eliminar a inadimplência em seu escritório de advocacia.
Medidas contra a inadimplência
A gente tem que concordar que ninguém vai ao shopping ou ao supermercado e sai de carrinho cheio sem pagar, não é verdade?
Mas, por que quando se trata de prestação de serviços, isso acontece com certa frequência?
Talvez, muitos profissionais liberais, como os advogados, até facilitem o pagamento de seus honorários, até mesmo por contar com a boa-fé dos clientes, porém, se este cliente tiver algum problema financeiro no meio do caminho, a inadimplência será certa e a situação costuma ser bem chata por conta disso.
Portanto, como você é um profissional que presta os seus serviços com excelência, é hora de profissionalizar, também, o financeiro do seu escritório.
Veja algumas medidas que podem ser efetivas para evitar a inadimplência:
- Defina as únicas formas de pagamento e dê publicidade a isso de forma bem clara (seja com um informativo na parede do seu escritório ou em seu próprio site);
- Em hipótese alguma permita o parcelamento dos seus honorários em dinheiro (Dinheiro, somente se for à vista);
- Pagamento via débito e crédito serão bem vindos;
- Evite aceitar cheques;
- Apenas defina os valores com o seu cliente, mas tenha um responsável em seu escritório para fazer a cobrança (lembre-se que o seu trabalho é advocatício e não financeiro).
Essas são formas bem simples e objetivas para eliminar de uma vez a inadimplência.
Inclusive, quando funciona desta forma, os clientes até enxergam o seu escritório com mais seriedade por possuir regras, de modo que eles, de fato, dêem um jeito de pagar pelos seus honorários, de acordo com o que foi estipulado por você.
Conte com parceiros para que você também não caia na inadimplência!
No decorrer do artigo, falamos sobre a inadimplência dos seus clientes, mas e quanto às suas obrigações enquanto pessoa jurídica?
Você também precisa estar atento para que o seu escritório se mantenha sempre em plena conformidade com todos os aspectos contábeis, fiscais e tributários.
Então, que tal contar com quem realmente pode ajudar você de forma efetiva e profissional?
A Fiscon e Prosper é uma contabilidade especializada em serviços para advogados, com total expertise e experiência comprovada.
Portanto, não perca tempo e entre em contato conosco, agora mesmo, para saber mais sobre os nossos serviços!