Descubra agora como organizar um escritório de advocacia
Quando falamos sobre os principais requisitos para ser um advogado de sucesso, pensamos logo na capacidade de lidar com pessoas, o alto nível de conhecimento e a facilidade de convencer os outros.
No entanto, saber como organizar um escritório de advocacia é crucial para estabelecer uma rotina que favoreça as suas atividades e processos – tanto que, na situação contrária, a desorganização pode custar muito caro.
Por isso, hoje, iremos falar um pouco sobre como organizar um escritório de advocacia de forma que os seus resultados melhorem e você que ganhe muito mais dinheiro. Vamos lá!
Como organizar um escritório de advocacia?
Dentro do ambiente de trabalho dos advogados, é muito comum encontrar, além dos equipamentos essenciais (como, por exemplo, computadores, telefone e livros), uma série de documentos que acabam espalhados por diversos lugares.
No meio dessa papelada, é possível conter desde rascunhos, telefones, ficha de clientes, processos, leis, e qualquer outra informação relacionada com a rotina de trabalho de advocacia.
Por isso, é muito importante realizar os seguintes passos:
- Recolha todos os papéis que estão espalhados pelo escritório e coloque-os em um único lugar para analisá-los;
- Com todos eles juntos, separe-os de acordo com a sua classificação, podendo inclusive criar uma pilha de “lixo” para aqueles que não são mais úteis;
- Após fazer a divisão primária de acordo com o tipo do documento, prepare uma caixa, pasta, gaveta ou qualquer outro meio para guardar os documentos. É importante que haja um meio para cada classificação;
- Após fazer a separação, você deve identificá-los com nomes, adesivos ou cores para facilitar no momento de busca;
- Vale dizer que, dependendo da classificação, você pode fazer subdivisões de acordo com a data ou nome do cliente;
- Para os documentos que não serão mais usados, mas ainda precisam ser guardados, como notas fiscais e contas, crie um “arquivo” exclusivo para evitar volume desnecessário na papelada útil;
- O que for de uso constante, pode ser digitalizado e arquivado em computadores, facilitando o acesso e a organização de documentos que não podem ser perdidos;
- É preciso manter essa organização: sempre que pegar algo, coloque-o no lugar novamente. Isso também vale para novos documentos, sempre armazene-os de acordo com o padrão estabelecido.
O que acontece se eu manter a organização?
Uma vez estabelecida essa organização, é preciso ter persistência para manter as coisas como estão.
Assim, você evitará confusão entre processos, manterá os prazos em dias, dará a atenção devida para cada cliente e, ainda, ganhará mais tempo para gerar ainda mais dinheiro!
Por isso, tenha foco e continue colocando em prática essas dicas, de forma que uma “faxina geral” não seja mais necessária.
Um software para advogados pode ajudar!
Vale mencionar que saber como organizar um escritório de advocacia também inclui considerar o uso de softwares para advogados.
Com eles, toda a papelada terá um fim, uma vez que será inserida em um único lugar: uma plataforma online que pode ser acessada a qualquer momento.
Todas as informações importantes estarão a um clique de você, tornando as suas atividades ainda mais práticas e lucrativas.
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