Comércio online
Construa a estrutura de custos de seu comércio eletrônico, evite custos desnecessários e aumente seus lucros!
O comércio eletrônico é uma ótima maneira de expandir seus negócios, alcançar novos clientes e aumentar os lucros. Ao mesmo tempo, o lançamento de um site de comércio eletrônico requer muito investimento em tempo e dinheiro. Você precisa criar e otimizar seu website, gerenciar o inventário, implementar sistemas de pagamento, gerenciar os custos de envio e encontrar fornecedores para os produtos que você vende on-line.
Além disso, você vai querer usar ferramentas analíticas para que você possa acompanhar as vendas e entender porque elas sobem ou descem. Como em qualquer empreendimento comercial, os custos envolvidos no estabelecimento de uma presença on-line podem ser proibitivamente caros para alguns varejistas. No entanto, há várias maneiras de reduzir essas despesas e, ao mesmo tempo, manter seu negócio lucrativo.
Continue lendo para saber mais sobre a potencial economia de custos do lançamento de uma estratégia de comércio eletrônico, assim como dicas para reduzir suas despesas.
Comece por entender seus custos de e-commerce
Cada negócio é diferente, portanto é impossível colocar uma quantia em dólares no que lhe custará lançar uma estratégia de comércio eletrônico. O que podemos fazer, no entanto, é identificar as despesas potenciais que você pode incorrer.
Construindo seu website – Construir e lançar sua plataforma de comércio eletrônico pode envolver a contratação de um designer e/ou desenvolvedor, e a compra de soluções como Shopify, Wix, ou Squarespace. Além disso, você pode precisar adquirir software para rastrear números de vendas, entender de onde os clientes estão vindo, gerenciar estoques, etc.
Custo do inventário – Se você estiver vendendo um produto que já tenha em seu inventário, o custo desse produto pode não ser significativo. Entretanto, se você estiver adquirindo produtos de um fabricante ou fornecedor, provavelmente incorrerá em alguns custos. Tenha em mente, no entanto, que se você estiver adquirindo de um fabricante, você poderá negociar um preço mais baixo para pedidos a granel.
Custo de envio – Isto dependerá de como você optar pelo envio de seus produtos. Se você estiver enviando itens pesados ou grandes, talvez você queira contratar uma empresa de transporte para cuidar do transporte para você. Se você estiver enviando itens menores que você possa manejar por conta própria, talvez você queira considerar a possibilidade de comprar por preços mais baratos.
Custo de marketing – Você provavelmente vai querer investir em marketing se quiser gerar receita a partir de seu site de comércio eletrônico. Campanhas de marketing únicas podem ser caras, mas se você puder encontrar um parceiro consistente para trabalhar, você pode ser capaz de reduzir suas despesas gerais de marketing.
Custo do software – Se você estiver lançando um site de comércio eletrônico, provavelmente irá querer integrar alguma forma de software de gerenciamento de estoque, software de contabilidade e software de gerenciamento de clientes. Embora estes produtos possam ser caros, eles lhe pouparão dinheiro a longo prazo, ajudando-o a racionalizar suas práticas comerciais.
Identifique seus parceiros-chave
Se você estiver considerando o uso de um parceiro de atendimento – Se você estiver planejando expandir sua linha de produtos para incluir itens que não são fabricados no mesmo local que o resto de seu estoque, você pode querer considerar uma parceria com um centro de atendimento. Estes centros podem cuidar da coleta, embalagem e envio de seus produtos, e podem até mesmo lidar com o gerenciamento de devoluções.
Custo de contratação de um consultor de marketing – Se você está planejando investir em campanhas de marketing únicas, talvez queira contratar um consultor de marketing para ajudá-lo a maximizar seu investimento. Você pode contratar um consultor de marketing com base tanto no pagamento por hora quanto no pagamento por projeto.
Custo de contratação de um parceiro de fornecimento de produtos – Se você não for capaz de adquirir seus produtos internamente, você pode querer contratar um parceiro de fornecimento de produtos para ajudá-lo a encontrar fornecedores. Os parceiros de fornecimento de produtos podem ser caros, mas eles frequentemente têm conexões com fabricantes que lhes permitem negociar preços mais baixos para você.
Usar software para rastrear pontos-chave de dados
Varejistas on-line podem usar software analítico para rastrear dados como de onde seus clientes estão vindo (por exemplo, busca no Google, mídia social, referências de outros sites, e-mail marketing, etc.), quais páginas estão sendo vistas em seu site, quanto tempo os visitantes permanecem em cada página, etc.
Com base nestas informações, você pode fazer ajustes em seu website e na estratégia de comércio eletrônico para aumentar as vendas. Você também pode usar o software de gerenciamento de inventário para rastrear pontos de dados-chave. Estas soluções de software lhe dirão quando reabastecer seu inventário, quantos itens você tem, etc. Desta forma, você pode ter certeza de que sempre terá estoque suficiente à mão para atender à demanda.
Seja inteligente com a publicidade
A publicidade é uma ótima maneira de alcançar clientes em potencial e transformá-los em clientes repetidos. O único problema é que algumas plataformas de comércio eletrônico cobram uma quantia significativa pelo acesso a suas redes de anúncios. O que você pode fazer?
Uma solução é criar seus anúncios em sua plataforma de comércio eletrônico existente e depois usar essa mesma plataforma para lançar sua campanha publicitária. Você também pode procurar soluções publicitárias mais baratas, como a rede de audiência do Facebook.
Estratégias de Alavancagem de Armazenagem
Se você quiser reduzir o custo de sua operação de comércio eletrônico, tente alavancar o armazém de um parceiro.
Ao alavancar o armazém de um parceiro, você pode evitar construir seu próprio armazém a partir do zero, o que pode ser caro. Você também pode fazer parceria com um remetente de entrega, que cuidará do envio de seus produtos para você. Eles atenderão seus pedidos de comissão, o que pode lhe poupar dinheiro a longo prazo.
Você também pode fazer parceria com um fabricante que pode fazer pequenas quantidades de produtos personalizados para você.
Não esqueça a Gestão de Devoluções
Embora as devoluções sejam inevitáveis, você pode fazer tudo que estiver ao seu alcance para minimizar o número de clientes que solicitam um reembolso. Se seu produto estiver danificado ou defeituoso, a maneira mais fácil de evitar devoluções é testar seus produtos antes de vendê-los.
Se eles estiverem danificados ou não funcionarem, devolva-os ao fabricante. Se você tem clientes que querem devolver seus produtos, você tem que ter uma política clara em vigor. A melhor maneira de minimizar as devoluções é oferecer produtos de alta qualidade a um preço razoável.
Não dobre seus padrões, mas também não seja irrazoável. Se um produto não for defeituoso, você pode esperar obter algumas devoluções.
Resumindo
O lançamento de uma estratégia de comércio eletrônico é uma ótima maneira de expandir seus negócios, alcançar novos clientes e aumentar os lucros. Ao mesmo tempo, o lançamento de um site de comércio eletrônico requer muito investimento em tempo e dinheiro.
Você precisa criar e otimizar seu site, gerenciar o inventário, implementar sistemas de pagamento, gerenciar os custos de remessa e encontrar fornecedores para os produtos que você vende on-line. Além disso, você vai querer usar ferramentas analíticas para que você possa rastrear as vendas e entender porque elas sobem ou descem. O comércio eletrônico é uma ótima maneira de expandir seus negócios, alcançar novos clientes e aumentar os lucros.
Ao mesmo tempo, o lançamento de um site de comércio eletrônico requer muito investimento em tempo e dinheiro. Você precisa criar e otimizar seu site, gerenciar o inventário, implementar sistemas de pagamento, gerenciar os custos de remessa e encontrar fornecedores para os produtos que você vende on-line. Além disso, você vai querer usar ferramentas analíticas para que você possa rastrear as vendas e entender porque elas sobem ou descem.
Diante desse cenário, contar com profissionais qualificados pode fazer a diferença em sua gestão. Afinal, esses especialistas ficarão responsáveis por todas as burocracias e ações que citamos no decorrer do nosso artigo.
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