Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

    Conheça os benefícios e as desvantagens do Lucro Presumido para arquitetos

    Entenda as vantagens e as desvantagens em optar pelo Lucro Presumido

    As Vantagens E As Desvantagens Do Lucro Presumido Para Arquitetos Blog - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - Conheça os benefícios e as desvantagens do Lucro Presumido para arquitetos

    Informações importantes que vão ajudar você a conhecer os benefícios e as desvantagens de optar pelo Lucro Presumido

    Como arquiteto, atuar por meio de uma empresa e optar pelo Lucro Presumido pode ser uma escolha econômica e inteligente. 

    O regime de Lucro Presumido costuma ser um dos mais vantajosos para arquitetos ou outros profissionais que atuam com prestação de serviços. Isso se dá devido à, por exemplo, presunção de um lucro predeterminado, o que pode favorecer o caixa das empresas. Entretanto, também há desvantagens…

    Este artigo explica as principais vantagens e desvantagens de ser um arquiteto nesse regime. Confira!

    Sugestão de leitura:

    Qual é o regime de Lucro Presumido?

    O regime de Lucro Presumido é um sistema utilizado para calcular a renda e os impostos de profissionais autônomos como arquitetos. 

    Este regime é utilizado para apurar e pagar os impostos de empresas que não estejam obrigadas a contribuir pelo Lucro Real e não desejem ou possam apurar pelo Simples Nacional.

    Nele, o Estado presume o lucro que a empresa terá no período, por meio de alíquotas que, para prestadores de serviços, costumam ser de 32% sobre o faturamento.

    Essa alíquota é importante para que se possa calcular o IRPJ e a CSLL, cujas alíquotas são, respectivamente, 15% e 9%.

    Ainda, caso o negócio ultrapasse R$ 60.000,00 no trimestre, é necessário que se apure o Adicional de Imposto de Renda, aplicando-se um percentual de 10% sobre o que exceder o limite.

    Nele, o pagamento da CSLL e o da IRPJ são trimestrais.

    Empresas optantes pelo Lucro Presumido também precisam calcular o PIS (alíquota de 0,65%) e a Cofins (alíquota de 3,00%), ambos devem ser pagos mensalmente.

    Como se trata de uma empresa prestadora de serviços, também é necessário que se apure o ISS, cuja alíquota pode variar entre 2% a 5%, dependendo do município.

    Nota-se, assim, que trata-se de um regime cujos detalhes são muitos…

    Vantagens do regime de Lucro Presumido para arquitetos

    Dentre as vantagens de se apurar por essa modalidade, temos que o cálculo dos impostos costuma ser bastante simples, se comparado, por exemplo, ao Lucro Real.

    Ainda, caso a empresa apresente um lucro maior do que o presumido pelo Estado, acabará pagando impostos menores do que se calculasse por meio do Lucro Real, por exemplo.

    Dessa forma, percebemos que, pelo Lucro Presumido, existe uma redução na quantidade de cálculos que devem ser feitos, minimizando a possibilidade de erros no cálculo do tributo.

    Ainda, as taxas de PIS e de COFINS são reduzidas, em comparação ao Lucro Real.

    Essa modalidade tem sido muito utilizada por prestadores de serviços, devido à carga tributária reduzida que acaba proporcionando.

    Desvantagens do regime de lucro presumido para arquitetos

    Uma das situações que pode ser desvantagem apurar por essa modalidade consiste naquelas em que a margem de lucro de uma empresa seja inferior à margem presumida, já que o empreendedor pagará mais impostos do que o necessário.

    Ainda, os abatimentos de crédito PIS e COFINS não podem ser utilizados, como é possível no Lucro Real.

    Também, os prestadores de serviços frequentemente têm margens presumidas extremamente altas, que muitas vezes são incompatíveis com a realidade.

    Entenda a importância do planejamento tributário para identificar se o Lucro Presumido é a melhor opção para sua empresa.

    O planejamento tributário é uma ferramenta de gestão financeira que ajuda as empresas a planejar o pagamento de impostos e a reduzir legalmente sua carga tributária. 

    Este planejamento é adaptado às necessidades de cada empresa, levando em conta a natureza do negócio, o custo dos insumos e até mesmo as estratégias logísticas. 

    Ele é uma ferramenta financeira que auxilia as empresas na organização de seus pagamentos de impostos e no cumprimento da lei. 

    Cada empresa projeta seu programa de gestão tributária de acordo com suas circunstâncias únicas, incluindo o tamanho da empresa, o preço dos insumos e até mesmo a estratégia logística. 

    Nesse sentido, o planejamento tributário consiste em uma parte da estratégia de negócios de uma empresa e permite que ela cumpra todas as suas exigências legais. 

    Por meio dele, a tributação é estudada, avaliada e reavaliada, além de oferecer outras vantagens. 

    Clique no botão abaixo e conheça quem poderá ajudar você a realizar o planejamento em sua empresa e a identificar se, de fato, o Lucro Presumido é a melhor opção para o seu negócio no ramo de arquitetura.

    Fiscon: apoio estratégico para decisões inteligentes

    O regime de Lucro Presumido costuma ser muito vantajoso em diferentes tipos de situações, principalmente quando se trata de empresas de arquitetura.

    Todavia, é primordial levar em consideração que existem fatores os quais podem influenciar o resultado final do cálculo dos seus tributos.

    Dessa forma, o ideal é contar com o apoio do planejamento tributário para verificar se, de fato, o Lucro Presumido será a melhor opção para sua empresa de arquitetura.

    Nós, da Fiscon, vamos ajudar você nessa tarefa.

    Clique no botão abaixo, converse com a gente e saiba como.

    PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

    Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Fiscon & Prosper Associados.

    Contamos com uma vasta experiência no mercado, sempre prezando pela excelência na prestação de seus serviços e conquistando a satisfação e a confiança dos clientes.

    Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

    5/5 - (1 vote)
    0 0 votes
    Article Rating

    Compartilhe nas redes!

    Summary
    Conheça os benefícios e as desvantagens do Lucro Presumido para arquitetos
    Article Name
    Conheça os benefícios e as desvantagens do Lucro Presumido para arquitetos
    Description
    Entenda as vantagens e as desvantagens em optar pelo Lucro Presumido. Leia o artigo que preparamos e confira mais informações!
    Author
    Publisher Name
    Fiscon e Prosper
    Publisher Logo

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest

      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você!
      Informações importantes que vão ajudar você entender a necessidade de…