Contabilidade para Advogados
Como fazer a precificação de serviços advocatícios?
Saiba o que considerar para realizar a sua precificação de serviços de forma justa e gerar bons resultados!
Conheça os pontos que você não pode deixar de considerar no processo de precificação de serviços!
Após anos de muito estudo, empenho e dedicação para atuar como advogado(a), o início da carreira é um misto de empolgação e muitas dúvidas.
Afinal, existe todo um caminho a se trilhar para que você se consolide como profissional de referência e, para isso, é preciso tomar as melhores decisões.
Dentre as maiores dúvidas, a realização da precificação de serviços é uma das mais comuns, e é justamente por isso que preparamos esse artigo, informando o que você precisa levar em consideração para precificar adequadamente.
Precificação de serviços – qual a importância e como fazer?
A precificação dos seus serviços advocatícios é uma etapa de extrema importância para a sua carreira, afinal, é preciso garantir um preço justo e que gere resultados, para que você possa investir em seu futuro profissional.
Entretanto, precificar serviços não é algo simples. Como definir qual o preço do trabalho que você realiza? Como saber se está adequado?
Para isso, é preciso considerar uma série de fatores que são muito importantes, os quais vamos falar um por um a seguir.
Mapeamento dos custos
A primeira coisa para fazer uma precificação de serviços adequada é o mapeamento dos custos que você tem.
Especialmente se você já tiver um escritório, é preciso considerar todos os custos existentes para mantê-lo funcionando.
Essa é uma etapa que deve ser realizada com muito cuidado, pois é o faturamento gerado pelo preço dos seus serviços que será utilizado para arcar com esses custos.
Diferenciais
Os diferenciais são um ponto muito interessante e relevante na precificação de serviços.
Afinal, você já se perguntou o porquê nem todo mundo precifica o mesmo valor para os mesmos serviços?
Não são exatamente os mesmos, pois os diferenciais dão características que agregam valor ao seu trabalho.
Por isso, se você vai até o cliente para atendê-lo, oferece algum tipo de tecnologia, atendimento 24h ou algum outro diferencial, isso agrega valor que se converte em valorização para o seu serviço, o que permite elevar – de forma condizente e justa – o seu preço.
Análise de mercado
Analisar o mercado é fundamental para a precificação de serviços, afinal, o ideal é que seu preço não seja nem muito acima e nem muito abaixo da média da sua concorrência direta.
Portanto, é preciso realizar um levantamento e analisar precisamente o mercado para ter essa garantia.
Ponto de equilíbrio
O conceito de ponto de equilíbrio é bem simples, trata-se do mínimo que precisa ser faturado para cobrir os custos.
Ou seja, o seu preço e média de clientes precisam ser capazes de atingir esse ponto, evitando que você tenha problemas financeiros.
Margem de lucro
Por fim, a margem de lucro é um fator crucial, justamente para que sua precificação de serviços chegue em um preço que gere lucros.
Com isso, você tem resultados com o exercício da sua profissão!
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