Vamos lá, chega de trabalhar em regime CLT como advogado!
Ou até mesmo, vai ver que você acabou de se formar e prefere abrir um escritório de advocacia, certo? É isso mesmo?
Se for, maravilha! Pois estamos aqui para te orientar nos passos mais importantes, antes de iniciar um negócio no ramo advocatício.
Vamos lá?
Definição da área de atuação do escritório de advocacia
Quais as áreas do Direito que mais te chamam a atenção, tanto em compatibilidade com seu perfil como em questões de demandas e financeiras?
Já pensou sobre isso?
Você pode escolher dentre algumas destas que serão citadas abaixo, e precisa definir quais ramos irá atuar, pois com certeza nichar será bem melhor do que atender tudo e todos!
Vamos conferir alguns nichos do Direito que você pode selecionar?
- Direito civil.
- Direito ambiental.
- Direito comercial.
- Direito digital.
- Direito do consumidor.
- Direito contratual.
- Direito contratual.
- Direito trabalhista.
- Direito penal.
- Direito tributário.
- Dentre outros.
Faça uma análise do mercado em que vai atuar
Depois que tiver escolhido e tomado a decisão em qual área você vai atuar, é hora de analisar o mercado.
Observe e faça uma triagem do seu mercado de forma extensa. Veja se o crescimento do nicho em questão tem sido desenvolvido por longo tempo ou, se de alguma maneira, esse crescimento se estagnou e não teve alterações.
Observe que mudanças podem ter ocorrido para trazer mais vantagens ao setor, e avalie os preços cobrados pelo tipo de atendimento que você prestará.
Decida se irá atuar sozinho ou se desejará ter um sócio com você!
Existem diferentes modelos de negócios e tipos de empresa, portanto, também é preciso validar se você irá ficar sozinho ou se alguém mais fará parte do projeto empresarial.
Você pode optar por atuar com:
- Uma sociedade unipessoal advocatícia,
- Como sociedade limitada.
- Sociedade anônima.
- Sociedade simples.
- Sociedade em nome coletivo.
- Sociedade em comandita por ações.
- Sociedade em comandita simples.
Sendo assim, somente conversando com um contador experiente no ramo advocatício é que se poderá ter uma boa escolha do tipo de empresa ou sociedade a ser escolhida.
Definição do tipo de empresa: como pagar menos imposto como advogado?
Ser advogado autônomo é o mesmo que ter que encarar pagar muito mais tributo do que sendo um advogado PJ, e somente nisso já há grandes benefícios em abrir empresa como advogado.
Assim, quando você decide abrir empresa, é preciso conversar com um contador para que o mesmo entenda todos os pontos do seu projeto como empresa e assim, de forma equilibrada e harmoniosa, escolha o melhor regime tributário, de maneira que você terá melhores condições para atuar no mercado, sem ter que arcar com tributos exorbitantes!
Pois é, são muitas informações, concorda? E olhe que nem chegamos na metade! Por isso, somente estando bem amparado legalmente, fiscalmente e contabilmente é possível atuar assertivamente no mercado advocatício!
Então, não perca mais tempo, fale conosco!