Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

    Classificação de atividade econômica: arquiteto, entenda a importância

    Saiba o que é a classificação  de atividade econômica e por que ela é necessária para sua empresa

    Classificacao De Atividade Economica Arquiteto Entenda A Importancia Blog - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - Classificação de atividade econômica: arquiteto, entenda a importância

    Em nosso artigo trouxemos informações importantes, as quais vão ajudar você a entender mais sobre a classificação de atividade econômica e como fazê-la corretamente em sua empresa.

    Começar um novo negócio não é tarefa fácil e, dentre os desafios, a classificação de atividade econômica é um dos aspectos que você precisará definir nesse momento.

    Sendo assim, no artigo de hoje eu convido você para bater um papo sobre esse assunto.

    Nele a gente vai conversar sobre o que a gente precisa considerar ao iniciar um empreendimento, dificuldades com as quais você poderá lidar, vamos entender mais sobre a classificação de atividade econômica, importância de lidar com ela da maneira certa e as vantagens de contar com apoio especializado quando se trata desse assunto.

    Sendo assim, fique com a gente até o final do nosso material e faça uma excelente leitura!

    O que considerar ao abrir uma empresa de arquitetura?

    Começar um novo negócio demanda se atentar para vários diferentes aspectos.

    Ter esse cuidado é importante para evitar surpresas desagradáveis e ter mais desenvoltura ao lidar com os desafios existentes no seu dia a dia.

    Nesse sentido, dentre os fatores com os quais você precisa se atentar, temos a necessidade de conhecer o mercado e o seu público.

    Isso ajudará você a lidar com mais habilidade com a maneira que irá abordá-los, apresentar seus produtos, lidar com a concorrência, dentre outros aspectos que vão ter impacto direto com os resultados que você terá ao operar.

    Outro ponto importante está relacionado ao atendimento à burocracia.

    Isso porque, para evitar problemas junto ao fisco, é essencial que você registre o seu empreendimento nos órgãos pertinentes e evite o pagamento de multas e autuações.

    E, no que se refere a esses aspectos, é fundamental falar sobre mais dois pontos que são de igual modo importantes.

    O primeiro deles é a tributação.

    Ao começar um novo empreendimento é essencial que você escolha o regime tributário que será usado para recolher seus impostos.

    Também deverá definir a atividade que será desenvolvida, o que terá, inclusive, impacto em vários outros aspectos do seu negócio, como veremos no próximo tópico.

    Mas antes, aproveite para conhecer alguns artigos que vão ajudar a facilitar a gestão da sua empresa:

    Quais as principais dificuldades que empresas têm ao iniciar um negócio?

    Nesse sentido, lidar com essas questões nem sempre é tarefa fácil.

    Por exemplo, escolher a tributação da sua empresa de arquitetura demanda que você saiba quais são os regimes existentes e permitidas.

    Ainda, ao registrar o seu empreendimento é necessário que você envie informações, preencha formulários e cumpra prazos em diferentes tipos de órgãos.

    Também é preciso enviar informações específicas ao Estado e fazer escolhas que podem impactar em outras áreas.

    Um exemplo disso consiste na questão de definir a classificação de atividades econômicas do seu negócio.

    Isso porque escolher se você irá apenas na prestação de serviços de arquitetura, ou se irá firmar parceria com engenheiros, bem como prestar outros serviços que sejam possíveis para o seu tipo de atividade.

    Contudo, para que você tenha um maior domínio no assunto, vamos falar sobre ele no próximo tópico, mas antes aproveite para assistir a um vídeo que ajudará você entender mais sobre o assunto:

    O que é a classificação de atividades econômicas?

    Também chamado de Classificação Nacional de Atividade Econômica – CNAE, consiste em um código com 7 dígitos que é utilizado para identificar junto ao Estado qual a atividade que sua empresa irá desenvolver.

    Ela estará presente no seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, e, ao desenvolver suas atividades, você estará obrigado a realizar apenas atividades que estejam relacionadas às CNAES informadas.

    O CNAE da sua empresa deverá ser informado no momento do seu registro, sendo assim, antes disso, você deverá ter clareza sobre as atividades que você irá desenvolver.

    O responsável por elaborar a lista de CNAEs vigentes, é a Comissão Nacional de Classificação – CONCLA, e você poderá consultá-la clicando aqui.

    Por que ela é importante?

    A classificação de atividade econômica da sua empresa é importante por diferentes motivos.

    Por exemplo, defini-la ajudará você a lidar de maneira estratégica em seu negócio, podendo apresentar com mais clareza quais os seus produtos e serviços aos seus clientes e como sua empresa poderá ajudá-los a resolver algum tipo de problema.

    Também temos os impactos tributários.

    Isso porque, geralmente, atuais regimes levam em consideração a classificação de atividade econômica que um empreendimento desenvolve para permitir ou não a opção de uma determinada empresa a recolher por meio deles.

    Por exemplo, empresas que fabricam cigarros, cuja classificação de atividade econômica, de acordo com a Concla, é 1220-4/01, a qual está na lista de atividades impeditivas de adesão ao regime, de acordo com o Anexo VI, da resolução CGSN 140, de 22 de maio de 2018.

    Ainda, existem aquelas que estão obrigadas a recolher pelo Lucro Real, dentre outros.

    O que fazer para lidar com o tema com mais tranquilidade e da forma correta?

    Nesse sentido, cabe lembrar que nem sempre é fácil definir a classificação de atividade econômica de uma empresa, principalmente em um contexto onde surgem novos negócios.

    Quando isso acontece é necessário que se busque aquela mais próxima, que tenha uma maior relação com o que será desenvolvido pela empresa.

    Então, para que você tenha mais segurança e faça escolhas alinhadas com a realidade do negócio e levando em consideração os impactos futuros, é essencial ter o apoio de quem entende.

    Com ajuda especializada você consegue estar em dia com o Estado e lidar com a burocracia com mais praticidades, protegendo o seu empreendimento de autuações, multas e outros problemas os quais podem, inclusive, comprometer a continuidade do seu negócio.

    No link abaixo você conhecerá quem poderá ajudar você nessa tarefa:

    Fiscon Consultoria Tributária: apoio para uma gestão mais eficiente em sua empresa!

    Como a gente pode ver em nossa conversa, a classificação da atividade econômica é uma informação muito importante em sua empresa.

    E isso vale tanto para que você possa definir estratégias para desenvolver o seu negócio, ao ter mais transparência sobre o que irá oferecer aos seus clientes, questões tributárias, dentre outras.

    Dito isso, cabe lembrar que contar com a ajuda de quem entende do assunto ajudará você a lidar com um aspecto tão importante em seu negócio de uma forma simples, e nós, da Fiscon Consultoria Tributária, temos a expertise necessária para ajudar você nessa tarefa.

    Somos uma contabilidade e consultoria preparada para ajudar você a realizar escolhas inteligentes, as quais tenham impacto positivo no futuro do seu negócio.

    Clique no botão abaixo, vamos conversar sobre os benefícios da nossa parceria para o seu empreendimento?

    Preciso lidar com as questões burocráticas com mais praticidade!

    Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Fiscon & Prosper Associados.

    Contamos com uma vasta experiência no mercado, sempre prezando pela excelência na prestação de seus serviços e conquistando a satisfação e a confiança dos clientes.

    Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

    5/5 - (1 vote)
    0 0 votes
    Article Rating

    Compartilhe nas redes!

    Summary
    Classificação de atividade econômica: arquiteto, entenda a importância
    Article Name
    Classificação de atividade econômica: arquiteto, entenda a importância
    Description
    Saiba o que é a classificação de atividade econômica e por que ela é necessária para sua empres. Leia o artigo que preparamos e confira!
    Author
    Publisher Name
    Fiscon e Prosper
    Publisher Logo

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest

      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você!
      Especialista reuniu as cinco principais tendências do setor para os…