Contabilidade para Advogados
Advogado pode emitir recibo? Descubra agora!
Advogado, descubra agora mesmo se você pode emitir um recibo pelos seus serviços
Descubra agora mesmo se um advogado pode emitir recibo
Ao passar por toda a graduação e se formalizar como um advogado, você tem duas opções: desempenhar sua profissão como uma pessoa jurídica ou uma pessoa física.
Porém, as regras, obrigações, tributação e burocracias para cada um dos casos são bem diferentes, e isso acaba causando muita confusão na hora de executar algumas tarefas.
Afinal, advogado pode emitir recibo pelos seus serviços ou não?
É o que vamos descobrir no artigo de hoje! Por isso, continue conosco e aproveite essa leitura ao máximo.
Vamos lá!
Um advogado pode emitir recibo?
O primeiro ponto que precisamos esclarecer nesse artigo para que você descubra se um advogado pode emitir recibo, é pensar nos diferentes cenários em que pode estar enquadrado.
Primeiro, como pessoa física, você pode estar trabalhando por meio do regime CLT, sendo assim, não há a necessidade de emitir qualquer documento dessa origem.
Já no caso dos advogados registrados como pessoa jurídica, a obrigatoriedade de um documento fiscal é relativa de acordo com o local em que você se encontra.
Isso porque cidades como São Paulo exigem a emissão de um documento fiscal ao prestar um serviço, diferente de outros municípios.
Sendo assim, para saber se um advogado pode emitir recibo, é necessário fazer uma consulta junto aos órgãos responsáveis para saber se existe a obrigatoriedade ou não.
Recibo ou nota fiscal?
Uma vez que compreendemos essas situações, precisamos nos aprofundar agora nos casos relacionados aos advogados que devem e podem emitir um recibo.
E a maior dúvida em relação a esse aspecto é a diferença entre um recibo e uma nota fiscal, afinal, qual desses documentos se enquadra em cada caso?
Vamos lá…
A nota fiscal é um documento relacionado à pessoas jurídicas, ou seja, só quem atua com um CNPJ pode emiti-la
Agora sobre o recibo, temos o RPA, que deve ser emitido pelas empresas que contratarem os serviços de um advogado autônomo, ou seja, pessoa física.
Se você quiser saber mais sobre o RPA e entender as suas particularidades, acesse o artigo que preparamos exclusivamente sobre esse assunto:
Mantenha-se sempre em dia com suas obrigações
Sim, nós imaginamos que para você pode ser um pouco difícil absorver tantas informações assim de uma vez só.
Afinal, são muitas as variações de casos e possibilidades para responder se um advogado pode emitir recibo ou não.
A melhor solução para lidar com esses dados de forma mais fácil e cumprir suas obrigações sem qualquer complicação é contar com uma contabilidade.
Isso porque os profissionais da área contábil têm o conhecimento necessário para te dar o suporte que você precisa para exercer suas atividades e lidar com as burocracias referentes a ela.
A Fiscon & Prosper é sua parceira!
Sendo assim, não perca mais tempo e conte com o time da Fiscon & Prosper agora mesmo!
Nossa equipe altamente qualificada e preparada poderá oferecer um serviço de contabilidade exclusivo para advogados.
Sendo assim, poderemos sanar todas as suas necessidades e te dizer se você, advogado, pode emitir recibo.
Então, para saber mais sobre como podemos te ajudar, clique no ícone do WhatsApp localizado no canto inferior direito da sua tela. Estamos te aguardando!