Índice
ToggleEntenda Qual A Melhor Sociedade De Advogados Para A Sua Atuação E Comece A Advogar No Melhor Cenário Possível!
A Escolha De Uma Sociedade De Advogados Pode Mudar O Seu Futuro Completamente, Então, Tomar A Melhor Decisão Agora É Crucial Para Não Desfavorecer O Seu Escritório De Advocacia
Para erguer o seu próprio escritório de advocacia no Brasil, ao contrário do que muitos pensam, não é tão simples quanto constituir uma sociedade empresarial, pois, como você já deve saber, a atividade exercida pelos advogados não é comercial.
Pelo contrário, assim como diversas áreas da Medicina, o Direito e a profissão jurídica é identificada como uma atividade intelectual e, portanto, as regras para a abertura de empresa não se enquadram para abrir o seu escritório de advocacia.
Visto isso, para que você possa exercer a sua profissão em conformidade com o Fisco brasileiro, vamos te ajudar e esclarecer quais são os tipos de sociedade de advogados que são passíveis de escolha.
CRC: 9932Quais São Os Tipos De Sociedade De Advogados Existentes No Brasil?
No Brasil, feliz ou infelizmente, existem apenas duas opções para realizar a prestação de serviços de natureza jurídica, ambas caracterizadas como sociedade de advogados: a sociedade simples de advogados e a sociedade unipessoal de advocacia.
Então, para que você tome a melhor decisão, vamos explicar um pouco sobre cada uma das opções disponíveis.
Sociedade Simples De Advogados
A sociedade simples de advogados é a opção mais comum dentre os profissionais da área — contudo, não tira o potencial da outra — e, primordialmente, precisa contar com um ou mais sócios, todos exercendo única e exclusivamente a profissão.
Portanto, é necessário não apenas possuir um ou mais profissionais consigo, mas, também, que todos exerçam apenas a profissão de advogado, que seja elaborado um contrato social explicitando as responsabilidades e direitos de cada sócio, que possuam carteira da OAB e, além disso, para concluir a abertura da sociedade de advogados, os documentos para abrir uma empresa como, como CNPJ.
Sociedade Unipessoal De Advocacia
Na sociedade unipessoal de advocacia, você pode atuar sozinho, contudo, para isso, é necessário que o seu capital social mínimo de 100 salários mínimos do ano em questão.
Portanto, no dia e ano em que estamos escrevendo e publicando este artigo, o valor equivalente deve ser de R$ 104,5 mil.
Outra particularidade é que, ao invés do contrato social da sociedade de advogados anterior, nesta, é necessário fazer um Ato Constitutivo, que terá valor equivalente ao de um registro do escritório.
E Qual Das Duas Opções De Sociedade De Advogados É A Melhor Para Você?
Para sermos francos, não existe uma “melhor opção”, mas, sim, a que te beneficiará a curto, médio e longo prazo.
E para descobrir isso, você precisa do auxílio de profissionais contábeis especializados na sua atuação para prever e indicar o melhor caminho a seguir: economizar e atuar sozinho ou unir forçar e atuar com outros profissionais.
E nós, da Fiscon & Prosper, podemos te oferecer isso!
Com a nossa contabilidade especializada em advogados, não lhe faltará auxílio para que as melhores decisões sejam tomadas desde a abertura do seu escritório.
Então, não perca mais nem um segundo e fale com especialistas que podem garantir o melhor cenário possível para o seu futuro!

