Fale Conosco

Deixe sua Mensagem

    3 dicas de ouro para evitar processos contra médicos

    Descubra como evitar processos contra médicos com dicas simples

    Descubra O Segredo Para Evitar Processos Contra Médicos Blog - Contabilidade em São Paulo - SP | Fiscon e Prosper Associados - 3 dicas de ouro para evitar processos contra médicos

    Processos contra médicos são mais comuns do que você imagina. Por isso, é fundamental saber como evitá-los!

    Os processos contra médicos é algo que vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Só em 2019, por exemplo, foram registrados 459.076 processos judiciais relacionados à saúde, conforme dados do Relatório Justiça em Números do Conselho Nacional de Justiça em 2020, divulgados pela Medicina S/A.

    Alguns dos casos são menos severos que outros, mas todos eles têm uma coisa em comum: o impacto negativo na carreira e na vida do profissional da saúde e na vida do paciente.

    Sendo assim, é fundamental se preparar para evitar processos contra médicos. Por isso, para ajudar você nessa missão, preparamos o artigo de hoje com 5 dicas fundamentais que você precisa seguir para se proteger, proteger sua clínica e seus pacientes.

    Acompanhe!

    Quais são as causas dos processos contra médicos?

    O primeiro passo para evitar processos contra médicos é entender o porquê deles acontecerem. 

    Sendo assim, é importante ressaltar que uma ação judicial é um processo civil interposto por uma pessoa contra um indivíduo ou entidade para obter uma compensação monetária ou para buscar justiça por algum dano causado. 

    Isso significa que precisamos focar na palavra dano. Quais são os danos que os profissionais da saúde podem causar aos pacientes? O primeiro pensamento que nos vem à cabeça é em relação aos erros médicos. Mas são muitos os motivos que causam processos judiciais.

    Conforme a CREMESP, as principais razões para os processos contra médicos são:

    • Negligência, imperícia ou imprudência (60,3%);
    • Relação médico-paciente (9,5%);
    • Relação entre médicos (5,7%); 
    • Publicidade médica (4,7%); e
    • Exercício ilegal ou acumpliciamento (4,2%).

    Agora que você já sabe os principais motivos das ações judiciais contra médicos, é hora de entender um pouco mais sobre os impactos que esses processos podem causar em sua carreira e na credibilidade de sua clínica. Veja a seguir!

    Quais são as consequências de sofrer processos médicos?

    São muitos os impactos que os processos contra médicos podem causar em sua carreira e na sua clínica. Afinal, como você pôde observar, os principais motivos desses processos estão relacionados a erros médicos.

    E cometer erros médicos e ser processado por isso pode manchar sua reputação como médico e atingir a credibilidade de sua clínica, causando a queda no número de pacientes e consequentemente na lucratividade de sua clínica.

    Além disso, caso condenado, você poderá pagar multas, indenizações e até mesmo perder o seu registro médico.

    Dessa forma, é imprescindível que você saiba como evitar processos judiciais. Por isso, preparamos 3 dicas de ouro para que você consiga se proteger dessas ações. Confira!

    Como evitar processos contra médicos?

    São muitas as ações que você precisa realizar para evitar processos contra médicos. Além de manter a ética e atuar conforme a legislação e os órgãos que regulamentam a prática médica, existem algumas práticas que podem e devem ser realizadas para que você consiga se proteger e proteger a sua clínica e os seus clientes. São elas:

    1. Mantenha um atendimento humanizado e responsável

    Como você pôde observar, a negligência, imperícia ou imprudência médica lidera as causas dos processos contra médicos, seguido pela relação médico-paciente.  Nesse caso, é fundamental realizar um atendimento responsável e humanizado, no qual o médico observa e analisa o estado do paciente, ouve suas queixas e sintomas atenciosamente e realiza uma anamnese completa. Dessa forma, registre tudo, suas queixas, sintomas, histórico familiar e clínico, etc. 

    Além de ouvir e registrar todas as informações, é fundamental que você consiga fazer com que o seu paciente se sinta confortável, seguro e acolhido. Para tanto, converse com o seu paciente de forma clara, objetiva e, principalmente, de forma compreensível. É fundamental que ele entenda o porquê de um determinado procedimento ou exame está sendo realizado.

    Tudo isso contribui para que a relação médico-paciente seja fortalecida, além de reduzir as chances de erros médicos. 

    2. Solicite o acompanhamento nos exames sempre que possível

    Em casos de exames mais delicados, os quais exigem um contato mais íntimo com o paciente, é muito importante que o profissional da saúde solicite o acompanhamento de um terceiro, como um acompanhante do paciente ou uma enfermeira.

    A presença de uma terceira pessoa para acompanhar esse procedimento irá deixar o paciente mais seguro e também garantirá uma testemunha contra um possível processo por erro na realização do exame ou assédio, por exemplo.

    3. Invista no uso do prontuário eletrônico

    O prontuário médico é uma ferramenta muito importante no processo contra médicos, tendo em vista que é um dos primeiros elementos a ser analisado pelos órgãos competentes em casos de ações judiciais contra profissionais da saúde. Por isso, é fundamental que ele seja mantido sempre atualizado e sem erros.

    Sendo assim, adotar o uso do prontuário eletrônico pode ser algo muito vantajoso para a sua clínica. Isso porque, eles são muito mais seguros e evitam questões importantes, como perda, roubo e adulteração, tendo em vista que após salvar as informações, elas se tornam inalteráveis.

    Outro ponto positivo, é que o prontuário eletrônico pode trazer maior assertividade aos diagnósticos e otimizar tempo e processos. Isso é possível por ele reunir todas as informações do paciente, bem como as prescrições, em um só lugar. 

    Por fim, vale ressaltar que realizar a digitalização de documentos e utilizar softwares em sua clínica também podem trazer maior segurança, organização e praticidade para as clínicas ou consultórios médicos.

    Para saber mais, acesse os links abaixo:

    Dica bônus: conte com os serviços da Fiscon & Prosper Associados!

    Você sabia que contar com uma contabilidade especializada para área da saúde também pode ajudar você a se proteger de processos contra médicos?

    Isso porque, além de se preocupar com o atendimento de excelência, o médico empreendedor também precisa se dedicar a toda a gestão da clínica, como as questões contábeis, fiscais, trabalhistas, etc.

    Dessa forma, contar com uma contabilidade especializada que cuide de todos esses assuntos por você, permitirá que você possa se dedicar totalmente às questões médicas, reduzindo as chances de erros médicos e, consequentemente, de processos.

    Por isso, não hesite em contar conosco, da Fiscon & Prosper Associados. Ao reunir conhecimento, experiência, dedicação e tecnologia, somos a opção ideal para você e a sua clínica.

    Então nos envie uma mensagem para conhecer um pouco mais dos nossos serviços e entender como podemos fazer a diferença em sua clínica médica.

    Aguardamos o seu contato!

    CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM A CONTABILIDADE CERTA PARA A SUA CLÍNICA MÉDICA!

    Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Fiscon & Prosper Associados.

    Contamos com uma vasta experiência no mercado, sempre prezando pela excelência na prestação de seus serviços e conquistando a satisfação e a confiança dos clientes.

    Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

    5/5 - (1 vote)
    0 0 votes
    Article Rating

    Compartilhe nas redes!

    Summary
    3 dicas de ouro para evitar processos contra médicos
    Article Name
    3 dicas de ouro para evitar processos contra médicos
    Description
    Descubra como evitar processos contra médicos com dicas simples. Leia o nosso artigo e confira mais informações sobre o assunto.
    Author
    Publisher Name
    Fiscon & Prosper
    Publisher Logo

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      Recomendado só para você!
      Reunião que deveria analisar a PEC termina pela quarta vez…